Cuidar da gestão de oficina mecânica nem sempre é algo simples para um mecânico, são muitos os desafios. Contudo, com planejamento adequado, é possível entregar um trabalho de qualidade para que o serviço seja satisfatório aos clientes e traga lucros para a empresa.

O primeiro passo para conseguir atingir o sucesso nessa profissão é conhecer quais são os 10 principais desafios de um mecânico e como superá-los. Neste post, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Acompanhe nossas dicas!

1. Ter bons conhecimentos técnicos

O sucesso do trabalho do mecânico depende diretamente dos conhecimentos técnicos que ele possui.

Por isso, é importante ficar atento às mudanças do setor automobilístico, investir em cursos de atualização e descobrir maneiras mais simples de resolver os problemas de sempre.

2. Oferecer um atendimento de alta qualidade

Mais do que entregar um trabalho bem feito, é essencial saber como encantar os clientes para que eles retornem à sua oficina e também indiquem o seu trabalho para outros motoristas.

O atendimento de alta qualidade engloba diversos fatores, como atender com simpatia, esclarecer todas as dúvidas, cumprir com o combinado, oferecer vantagens para os clientes fiéis, dentre outras ações.

3. Manter a oficina limpa e organizada

Uma oficina suja e desorganizada assusta os clientes e transmite a sensação de relaxamento e desleixo. Ele poderá ter a nítida impressão que o seu carro não será bem tratado e fugir para a concorrência.

Para que isso não aconteça, reserve um período do dia para fazer a limpeza e a organização da sua oficina. Se for possível, tenha funcionários específicos para exercer essa função. Você vai perceber que, em um ambiente limpo e organizado, até a produtividade vai aumentar.

4. Descobrir o que o público espera de sua oficina

Uma das funções de quem trabalha com a gestão de negócios como um todo é descobrir o que o público espera do seu trabalho. Algumas coisas são fáceis de identificar, como qualidade no serviço, preço justo, bom atendimento etc.

Entretanto, o seu público pode ter expectativas diferentes sobre a sua oficina. Por isso, sempre que for possível, faça pesquisas de opinião com os seus clientes, pergunte se estão satisfeitos com o serviço prestado e se gostariam de algum serviço que vocês ainda não oferecem.

Criar uma caixinha de sugestões e observar a sua concorrência podem ajudar a descobrir aquilo que os seus clientes esperam do seu trabalho como mecânico.

5. Oferecer um preço competitivo pelos serviços prestados

Oferecer um preço competitivo significa saber como analisar os custos de sua oficina e cobrar um valor justo pelo trabalho realizado, sem comprometer a saúde do seu negócio.

Para formar os preços oferecidos, leve em consideração custos com os materiais que são utilizados, o tempo necessário para cada tarefa e demais despesas relacionadas a manter a oficina, como salário de funcionários, água e luz, dentre outras.

Seja ético na cobrança dos valores pelos serviços prestados. É comum que alguns profissionais cobrem valores mais altos quando percebem que o cliente não entende muito do assunto. Esse tipo de conduta prejudica a imagem de sua oficina e impede que os clientes retornem, já que eles geralmente buscam informações posteriores e acabam descobrindo que foram lesados.

6. Controlar o estoque das peças e equipamentos

Controlar o estoque da oficina mecânica é um desafio para muitos profissionais. O dia a dia corrido muitas vezes faz com que o registro do material utilizado vá sendo deixado para depois e depois até que, finalmente, a informação é esquecida.

No entanto, é necessário realizar um esforço extra para manter uma planilha com esses materiais e fazer um controle mensal da quantidade necessária dos produtos. Assim, é possível, inclusive, buscar meios de economizar, deixando de comprar algo que é pouco utilizado ou negociando descontos em compras maiores.

7. Realizar uma gestão financeira eficiente

Você oferece um atendimento de qualidade, faz um bom trabalho e ainda assim falta dinheiro para o seu dia a dia no trabalho? É necessário aprender a realizar uma gestão financeira eficiente.

Para isso, é importante planilhar todos os custos da oficina e identificar se os valores cobrados pelos serviços são suficientes para cobrir as despesas e ainda gerar lucro.

Contratar os serviços de um contador ou de um gerente especializado na parte financeira pode ser a solução para aqueles que cuidam bem da parte técnica do serviço, mas não entendem da parte administrativa.

8. Cumprir os prazos combinados com os clientes

De todos os desafios de um mecânico, a questão dos prazos talvez seja uma das mais importantes. Afinal, o profissional que não entrega os serviços no tempo combinado deixa os clientes insatisfeitos e pode ter uma série de problemas, desde conflitos até a perda de clientes para a concorrência.

É preciso ter em mente que muitos motoristas necessitam do carro para trabalhar ou para atender as necessidades pessoais, portanto, estabeleça um prazo realista, de comum acordo, e cumpra-o.

9. Utilizar a tecnologia no seu trabalho

Existem muitas formas de otimizar sua oficina mecânica por meio de soluções de informática, tais como a utilização de softwares específicos para gestão de oficinas, o uso de planilhas para o controle financeiro e de estoque ou, mesmo, aproveitar a internet para a divulgação dos seus serviços.

Oferecer aplicativos nos quais o cliente pode marcar visitas para manutenções de rotina, ou mesmo via WhatsApp, facilita a comunicação com o seu público e aumenta significativamente os lucros de sua oficina.

10. Saber como atrair e manter os clientes

Um dos maiores desafios de um mecânico é saber como atrair clientes para sua oficina. Para isso, é importante divulgar o seu negócio de diversas maneiras, como fazer anúncios em jornais de bairro, revistas especializadas e, também, usar as mídias eletrônicas e as redes sociais.

Para manter o cliente, além de um preço competitivo, é importante entregar um serviço de qualidade e oferecer diferenciais que o destaquem da sua concorrência. Você pode, por exemplo, criar um cartão-fidelidade, onde o cliente obtém descontos e outras vantagens após certo número de visitas à sua oficina.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios de um mecânico, que tal aprender métodos para divulgar a sua oficina na internet e tornar o seu negócio ainda mais lucrativo?