Você já pensou em como divulgar sua oficina mecânica? Atualmente, existem inúmeras formas de colocá-la em evidência. No entanto, não basta apenas anunciar e fazer propaganda de qualquer jeito. Assim como também não adianta oferecer o melhor serviço do mundo se as pessoas não conhecem o seu negócio.

É preciso ter planejamento e focar no seu público-alvo para que a divulgação seja eficaz e que as pessoas tenham interesse em utilizar os serviços da sua oficina. Para isso, você precisa conhecer algumas estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para engrenar o seu negócio.

Então, para ajudar você nessa tarefa, elaboramos este post com algumas dicas essenciais para divulgar a sua oficina mecânica. Confira e aqueça os motores!

Foque nos pontos fortes e no seu público-alvo

Um dos primeiros passos para divulgar um serviço ou produto é fazer a relação de pontos fortes e diferenciais em relação aos seus concorrentes — com as oficinas mecânicas não deve ser diferente. Então, foque na apresentação das principais qualidades do seu negócio e considere:

  • mostrar as suas certificações;

  • ressaltar a localização privilegiada;

  • enaltecer a variedade de serviços prestados;

  • dizer que seus profissionais são qualificados;

  • destacar experiência e tradição.

Além disso, é importante que você defina o seu público-alvo para montar uma estratégia de comunicação mais assertiva. Se você vai trabalhar com carros de luxo, por exemplo, a linguagem a ser utilizada deve ser totalmente diferente daquela que seria utilizada para atrair donos de carros populares.

Portanto, defina o seu target e trabalhe de acordo com as preferências dele, selecionando os canais de comunicação que tenham mais pertinência com o perfil e os interesses desse público.

Utilize o Marketing Digital

Com o avanço da tecnologia, a democratização da internet e a popularização das redes sociais, as empresas precisam cada vez mais desenvolver estratégias de divulgação no ambiente online para ficar alinhadas ao novo perfil dos consumidores.

Nesse sentido, a sua oficina mecânica também pode fazer uso do marketing digital para potencializar o seu negócio. Ele é responsável por fazer com que você se aproxime dos seus clientes e oferece um custo bem menor que o de outras mídias.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas pela sua oficina são:

  • enviar e-mail marketing para os clientes;

  • criar um site para apresentar os seus principais serviços;

  • divulgar a sua oficina nas redes sociais;

  • alimentar um blog com conteúdo relevante e pertinente ao universo mecânico e do automobilismo.

Ainda em relação ao marketing digital, é importante mencionar que existem outras estratégias que podem contribuir para a divulgação do seu negócio. Muitos empresários do ramo de oficinas ainda não utilizam tais ferramentas pois ainda não as conhecem, têm algum preconceito ou certo grau de dúvida quanto a elas.

No entanto, é notório que o marketing digital vem ganhando espaço e substituindo os métodos de divulgação mais antigos, como panfletos, folders e anúncios nas mídias tradicionais. Essas mudanças vêm acontecendo aos poucos e você precisa se adequar a elas para que seu negócio não fique para trás.

Agora nós mostraremos algumas dicas para que você possa aplicar os conceitos de marketing digital em sua oficina mecânica. Continue lendo!

Invista em branding digital

Os especialistas em marketing conceituam branding como um conjunto de ações, técnicas e estratégias que têm como principal objetivo a construção de uma determinada marca, bem como a manutenção dos seus valores e a concretização dos seus símbolos e logos na mente do seu público-alvo.

Possuir uma marca forte, frequentemente lembrada pelos consumidores, é uma das principais formas de atrair mais clientes. Portanto, você poderá realizar o branding da sua oficina mecânica por meio das redes sociais, de forma bem simples.

É interessante mencionar essa questão, pois poucas são as oficinas mecânicas que utilizam esses e os outros conceitos de marketing digital que estamos apresentando. Assim, você poderá se destacar dos seus concorrentes e colocar o seu negócio em uma posição de grande visibilidade.

Quando as outras oficinas notarem o tipo de trabalho que você vem desenvolvendo, será “tarde demais”, pois o seu negócio já terá alcançado um número de pessoas muito grande e, consequentemente, uma quantidade maior de clientes entrarão para a sua base — possibilitando, assim, um aumento nas vendas.

Tenha presença em redes sociais

Uma das formas mais eficientes de fazer o branding é utilizando as mídias sociais. De fato, para que uma empresa sobreviva nesse novo e conectado mundo — independentemente da sua área de atuação —, é necessário ser presente nas redes sociais.

Por meio delas você poderá oferecer suas promoções, mostrar os valores, a visão e os objetivos da empresa, apresentar os seus serviços e aplicar outras estratégias de marketing que aprendeu neste artigo.

Além disso, você também poderá utilizar as suas redes sociais para oferecer conteúdos de grande valor para o seu público gratuitamente — no entanto, isso é assunto para o nosso próximo tópico.

Ofereça dicas gratuitas

Sabe aquelas pessoas que vão até a oficina somente para tirar dúvidas ou fazer perguntas sobre serviços automotivos em geral? Que tal criar um canal no qual elas poderão encontrar várias respostas às principais questões e que você poderá, ainda por cima, utilizar para promover o seu negócio?

Isso é marketing de conteúdo, que pode ser executado em um blog, um site ou nas redes sociais. Basicamente, você os alimenta com conteúdos, que podem ser a resposta para as principais dúvidas dos seus clientes e aproveita para divulgar suas promoções ou convidar o leitor a fazer uma visita ou contratar o serviço.

Além disso, por meio dos blogs ou sites você poderá capturar o e-mail, telefone ou rede social do leitor, para que, em seguida, possa se relacionar com ele e estreitar ainda mais a relação. Isso fará com que ele fique mais tranquilo em confiar o seu veículo à sua oficina.

Muitas pessoas têm certo preconceito quanto à criação de um site ou blog, pois o conteúdo ficará aberto para todo o Brasil e, na concepção de algumas pessoas, isso não poderia trazer um efeito considerável para o negócio local.

No entanto, pensar dessa forma é um grande equívoco. Existem formas de divulgar o seu site ou rede social apenas para pessoas próximas da região em que você atua. Dessa forma, a maior parte dos seus leitores serão as pessoas mais propensas a contratar os seus serviços.

O mais interessante sobre as estratégias de marketing digital é que você pode começar a aplicar essas técnicas ainda hoje, assim que terminar de ler este artigo. As ferramentas citadas aqui são muito intuitivas e simples de serem utilizadas por qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimo de informática.

O importante é que você conheça e comece a explorar todas as oportunidades que o marketing digital oferece. Então, não deixe de conhecer e pesquisar mais sobre algumas ferramentas e estratégias desse universo. Elas podem destacar você dos principais concorrentes.

Faça parcerias com seguradoras

Outra estratégia de marketing muito utilizada por empresas que querem expandir seus negócios é firmar parcerias com empresas relacionadas ao seu setor. No caso das oficinas mecânicas, uma boa estratégia pode ser o relacionamento com seguradoras de veículos.

A parceria deve funcionar como uma via de mão dupla: a sua oficina oferece serviços a preços mais acessíveis e, em paralelo, a seguradora envia um grande volume de clientes para a sua loja mecânica.

Dessa forma, a sua oficina aumenta a competitividade em relação aos concorrentes e ganha mais visibilidade e credibilidade aos olhos dos clientes e dos fornecedores.

Crie promoções para divulgar a sua oficina mecânica

Uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes é fazer promoções. Isso não quer dizer, contudo, que você precisa abaixar sempre os preços dos seus serviços. No entanto, um pouco de criatividade pode converter uma simples oferta em um grande negócio para o seu público.

Nesse contexto, alguns exemplos de promoções que podem ser criadas pela sua oficina mecânica são:

  • “a partir da 3ª revisão, ganhe uma troca de óleo”;

  • “indique 2 amigos e ganhe uma lavagem”;

  • “curta a nossa página do Facebook e obtenha descontos”.

Assim como em qualquer outro lugar, as pessoas gostam de receber brindes, agrados e regalias. Então, fazer promoções pode ser uma excelente arma para conquistar e fidelizar aqueles clientes que já gostam dos seus serviços.

Invista em treinamentos de funcionários

Não há nada pior do que funcionários despreparados, não é mesmo? Além de não ajudar os clientes a resolver seus problemas, eles ainda podem tornar a situação ainda mais desastrosa. Quando isso envolve carros, que têm um alto custo, qualquer descuido pode ser fatal.

Então, investir em treinamento de funcionários é uma ótima alternativa para prestar um serviço de excelência. Ofereça cursos de especialização e atualização para a sua equipe, incentive a participação em palestras, workshops e eventos relacionados ao universo automobilístico.

Assim, os clientes ficarão mais satisfeitos e provavelmente farão a melhor propaganda possível da sua oficina e do seu time de funcionários. Afinal, em um mundo com pessoas tão exigentes, não há melhor do que a divulgação espontânea do seu negócio.

Reforce o pós-venda

Talvez, a maior dificuldade das empresas não seja atrair novos clientes, mas mantê-los. Não basta oferecer um serviço de qualidade ou ter uma excelente estratégia de comunicação — também é necessário criar um relacionamento com o público após a prestação do serviço.

Nesse contexto, você pode fazer pesquisas de satisfação perguntando sobre o atendimento, o local, o serviço, os funcionários, o prazo, o preço e outros fatores que podem influenciar a preferência dos seus clientes.

Você pode utilizar formulários, e-mail ou até mesmo ligações telefônicas. Além disso, as pessoas gostam de ser lembradas. Então, vale a pena enviar um e-mail agradecendo a preferência e ressaltando a importância do cliente para a empresa, por exemplo.

Seguindo essas dicas, você certamente conseguirá muito mais visibilidade e retorno para a sua oficina mecânica!

Valorize o seu cliente

Você sabia que a valorização do cliente pode se tornar uma excelente estratégia de divulgação para o seu negócio? Isso ocorre porque as pessoas tendem a indicar as empresas que prestam serviços de qualidade e, principalmente, atendem bem os clientes.

A melhor e mais poderosa estratégia de marketing que existe é a opinião sincera de um cliente. Quando as pessoas estão satisfeitas com um serviço elas sentem vontade de contar essa experiência para alguém.

Porém, da mesma forma que o feedback dos clientes pode servir como um marketing positivo para o seu negócio, ele também pode destruí-lo completamente.

Inclusive, um comentário negativo costuma ser mais propagado que os positivos. Da mesma forma que as pessoas gostam de divulgar um trabalho bem executado, elas também têm o mesmo desejo em opinar negativamente sobre um serviço ruim.

Portanto, além dos serviços diferenciados, da qualidade e de outros pontos essenciais para o sucesso do seu negócio, você precisa investir em seu cliente desde a entrada no estabelecimento até a sua saída — mesmo que ele não tenha consumido seus produtos ou serviços.

Faça com que a ida à oficina seja uma boa experiência, ofereça entretenimento enquanto ele estiver com seu veículo parado no seu estabelecimento. Fazendo isso, você mostra preocupação e cuidado com ele, o que costuma ser certeiro na hora de conquistar as pessoas.

Muitas oficinas já abriram os olhos para essa questão e criaram ambientes especiais e confortáveis para receber os seus clientes e mantê-los confortáveis enquanto aguardam a conclusão do trabalho.

Nesses ambientes você poderá colocar um sofá amplo e bem confortável, televisão, café e algo para comer e, é claro, acesso ilimitado à internet.

Ofereça serviços diferenciados

Também é importante que a sua empresa ofereça serviços diferenciados ao seu cliente — aqueles que ele só encontrará na sua oficina mecânica. Dessa forma, ainda será possível aumentar o preço dos seus serviços sem perder a competitividade.

No entanto, é preciso que tal diferencial seja realmente valioso para as pessoas que procuram sua oficina. Você deve oferecer algo que elas estariam dispostas a pagar mais para possuir — serviço, atendimento diferenciado ou status.

Desenvolver uma boa estratégia de marketing e saber divulgar sua oficina será fundamental para que a sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado. Então, não perca tempo e coloque logo essas estratégias em prática!

Para continuar aprendendo sobre esse tema, descubra agora como os seus concorrentes podem ajudar você na tarefa de captação de clientes!