Conhecer bem os processos pelos quais os recursos para o motor de carros passam é necessário para compreender bem a dinâmica do negócio, além de, evitar o descumprimento de regras. Por isso, é fundamental investir em peças para motor certificadas.

Quem trabalha com o setor de reparo de automóveis, nas oficinas mecânicas, sabe o quanto é importante oferecer um serviço de qualidade para o público. Isso afeta a segurança do consumidor e é um fator de fidelização do cliente. Além disso, a imagem da organização também está em jogo.

Neste post, você vai entender como funciona a regulamentação desses produtos e ficar expert no assunto. Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais!

Você já conhece o INMETRO?

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) é uma entidade administrativa vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e do Comércio Exterior. Ele é a secretaria executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

O objetivo do INMETRO é regulamentar e fiscalizar os produtos, avaliando medidas e a conformidade dos artigos às normas. A proposta é estimular a inovação e a competitividade do Brasil promovendo boas relações de consumo.

O INMETRO foi criado em 1973, com a lei 5.966. A instituição realiza também pesquisas, ensino e desenvolvimento tecnológico nas áreas de metrologia e normatização.

Como é feita a certificação e quais são as peças certificadas?

Para o produto obter a certificação, ele passa por vários testes em laboratório. O fabricante envia amostras de cada lote para o INMETRO e as peças são submetidas às condições de uso comum e às situações mais extremas, para avaliar qual é o limite delas. Alguns produtos também passam por sistemas que simulam a corrosão ou o desgaste por elementos físicos, como a maresia.

A seguir, listamos as peças para motor automotivo que são certificadas. Elas totalizam 17 artigos:

  • anel de pistão;
  • bronzina;
  • buzina;
  • terminal de direção;
  • baterias;
  • pistão de liga leve de alumínio;
  • barra de ligação;
  • barra de direção;
  • terminal axial de veículos rodoviários automotores;
  • lonas e pastilhas dos freios;
  • rodas automotivas;
  • fluído de freio;
  • catalisador;
  • vidros de segurança;
  • pino e anel de trava;
  • bomba elétrica de combustível para motores do Ciclo Otto;
  • amortecedor de suspensão;
  • lâmpada para veículos automotivos.

Qual a importância de adquirir peças de qualidade para o automóvel?

Há vários motivos para utilizar peças automotivas certificadas em sua empresa. Acompanhe mais a seguir!

Segurança

Peças não regulamentadas são produzidas de forma ilegal e não passam por testes para verificação das características delas. As organizações responsáveis pela confecção desses produtos têm pouco controle e nenhuma informação sobre a durabilidade, resistência e diversas outras propriedades da peça. Isso expõe o cliente a um risco. Os itens podem se danificar com mais facilidade, além de não ser possível prever qual é o momento em que se deve fazer a troca deles.

Esse componente automotivo pode apresentar qualidades inferiores aos dos produtos certificados, aumentando a chance de falhas no sistema e de ocorrência de acidentes.

Qualidade

O INMETRO realiza vários testes para fazer a certificação da peça. Ele colhe uma série de informações sobre o produto e obtém conhecimento sobre quais são as condições limítrofes que o artefato suporta. A equipe do INMETRO é formada por profissionais capacitados na área, com amplos conhecimentos em Química, Física e Mecânica.

Assim, as avaliações apontam os atributos da peça e indicam a efetividade desse artigo no funcionamento. Com o selo, você e seu cliente podem ter mais tranquilidade com a procedência e a qualidade do produto.

Garantia

garantia é muito favorável para o lojista e para o consumidor, porque ela oferece um prazo para a troca da peça caso o produto apresente algum defeito de fabricação. Os itens certificados permitem evitar despesas de reparação logo no início de uso. Ter garantia é um direito do consumidor, mas isso logicamente só se aplica ao comércio legalizado. Quando o equipamento é pirateado, esse serviço não existe.

A garantia também dá ao consumidor uma vantagem econômica para casos de danos no aparelho. É mais fácil e menos burocrático fazer a troca caso aconteça alguma dificuldade no uso do artigo. Essa medida também beneficia o lojista. A garantia é um fator atrativo para a efetivação da venda e funciona como um bom diferencial em relação ao artigo pirata.

Credibilidade

Pense em uma oficina que utiliza peças, equipamentos e ferramentas pirateados. A imagem dela fica prejudicada, não é mesmo? O consumidor não vê com bons olhos a falsificação de produtos. Mesmo que ele não saiba, os vários defeitos que podem ser gerados no carro por causa do uso de artigos falsificados, deixam o cliente desconfiado e com uma tendência a evitar a loja.

Quando os itens utilizados no carro têm o selo do INMETRO, o comprador sente que pode confiar na empresa. A corporação ganha credibilidade diante do público-alvo, dos fornecedores e autoridades fiscais.

Respeito à legislação

Quando a peça para motor automotivo não é certificada, ela está envolvida em produção e comércio ilegais. Comprar esses materiais pode colocar o negócio em risco, pois as autoridades podem notificar você e até denunciá-lo por irregularidades.

Isso gera processos judiciais e multas, que resultam em muito desgaste, perda desnecessária de dinheiro e até mesmo no fechamento da corporação. Esses processos também prejudicam a imagem da organização.

Nem todas as peças de motor automotivo tem certificação do INMETRO. As que têm foram citadas anteriormente no post e não podem ser vendidas legalmente sem passarem pela inspeção.

É muito importante utilizar peças de qualidade na oficina mecânica e oferecer o que há de melhor em serviços para o cliente. Essas medidas garantem a fidelização do público e promovem bons resultados para o empreendimento.

Com a certificação do INMETRO para artigos de motor automotivo, você pode contar com produtos seguros e regulares, promovendo um ciclo positivo nos negócios e levando à satisfação de quem contrata os serviços da sua oficina.

E então? Gostou de saber da importância das peças para motor automotivo certificadas? Aproveite e entre em contato com a nossa empresa! Teremos prazer em atender você!