A experiência acumulada com os anos de trabalho é um fator muito valioso para todo dono e gestor de empresa. Os chamados “anos de janela” trazem conhecimento sob vários aspectos do negócio.

O aprendizado empírico, ou seja, aquele que é adquirido na prática, é um tipo de conhecimento que ninguém perde. Mesmo assim, é muito importante estar aberto para outros tipos de aquisição de conhecimento.

Dessa forma, um bom gestor de negócios, seja em qual ramo for, precisa se atualizar constantemente. Por isso, os cursos para empreendedores nunca saem de moda. Ainda que se tenha muito domínio da própria empresa e se entenda bem do mercado de atuação, novas ferramentas e métodos precisam ser absorvidos para que haja condições de melhorar a gestão interna.

Os ganhos potenciais dos cursos para empreendedores

Diferentemente do aprendizado informal, aquele que conseguimos adquirir trabalhando no dia a dia da oficina ou mesmo conversando com os parceiros de trabalho, um curso bem estruturado tem um foco muito mais direcionado.

Com objetivos definidos e o desafio de fazer com que o aluno consiga adquirir habilidades e dominar técnicas mais profissionais, algumas áreas merecem destaque:

Aprender a planejar

O planejamento estratégico é um conceito muito falado no mercado, mas que poucas pessoas realmente entendem e dominam. Por ser algo um pouco subjetivo e que varia entre as empresas, um bom planejamento é mais fácil de ser feito quando se tem orientações claras.

Sem saber exatamente como fazer o planejamento estratégico da empresa, o gestor possivelmente vai acabar se perdendo dentro de um monte de atividades que realmente precisam ser realizadas e ideias que talvez nunca passem para o plano prático.

Outro ponto fundamental a ser destacado é que mesmo quando feito, o mais comum é que o planejamento estratégico seja abandonado no meio do caminho. Essa prática acaba gerando dúvidas sobre os resultados apurados. Fica difícil saber se eles são um reflexo da sorte ou realmente da própria administração.

Prospectar e manter clientes

Uma oficina sem clientes não se sustenta. Ainda que existam muitas pessoas precisando de auxílio na manutenção dos seus veículos, não basta ter uma porta aberta para que se garanta um faturamento adequado no final de cada mês.

A captação de clientes não é algo fácil de fazer e pode ser uma tarefa frustrante, se não houver um mínimo de método envolvido. Além disso, uma vez dentro do pátio, não quer dizer que o público irá voltar na próxima oportunidade que precisar de serviço mecânico.

Para não gastar tempo e evitar perder dinheiro aprendendo como trazer os clientes e mantê-los por perto, vale muito a pena um investimento para conhecer boas práticas e ferramentas que irão ajudar o seu empreendimento a ter um bom giro de vendas.

Gerenciar a equipe

Uma das coisas mais difíceis de se fazer é a gestão de pessoas. Controlar estoques e o financeiro são atividades também desafiadoras, mas o gerenciamento de funcionários é algo que tem uma dificuldade maior, porque todos somos diferentes e cada dia estamos com um tipo de humor.

O fator da instabilidade, que é natural de todos, torna a gestão de colaboradores uma atividade que exige atenção e muita flexibilidade.

Mesmo tendo uma equipe mais antiga e bastante sólida, é normal haver momentos em que os ânimos se exaltem ou que simplesmente o trabalho acabe rendendo menos do que deveria.

Existem várias formas de liderar e conhecer as opções e técnicas de como assumir as rédeas do negócio, criando, assim, um ambiente produtivo e harmônico que não deve ser ignorar.

Evitar a estagnação

Fazer as mesmas coisas todo dia garante que se consiga encontrar formas eficientes de resolver os mesmos desafios. O problema é que no mundo dos negócios nada fica parado.

Sempre estão surgindo novas tendências de mercado, ferramentas, conceitos e demandas de clientes que têm ficado, a cada dia que passa, mais exigentes.

Um dono de negócio que não busca novidades e nem acompanha o que é feito no mercado está fadado a ser engolido pela concorrência. Inovação e criatividade não são demandas somente de empresas de tecnologia, elas são necessárias em todos os ramos comerciais e a sua oficina deve estar também atenta em relação a isso.

Melhor gestão financeira

Uma empresa que tem mais chances de um futuro tranquilo e seguro não é aquela que mais vende, é aquela que consegue administrar melhor as suas contas.

Fazer muitas vendas não significa ter bons resultados. Se a sua oficina estiver com uma margem nula ou até mesmo negativa de lucratividade, vender muito pode até ser um problema.

O ideal é que todo o controle financeiro seja feito de forma a garantir que cada real que foi investido no negócio consiga pagar as contas e fazer sobrar um valor razoável.

Alguns ajustes feitos de forma correta na maneira de gerenciar o controle financeiro da empresa podem causar toda a diferença, e descobrir isso de forma prática sairá muito mais caro do que investir um pouco de energia e atenção em cursos que já trazem as respostas prontas sobre o que deve ser feito.

Cursos gratuitos para empreendedores

Para ajudar a sua empresa a ganhar um nível mais profissional, margens de ganhos mais interessantes, melhorar a gestão da equipe, a captação de clientes e outras vantagens estratégicas, separamos alguns cursos que você deveria dar uma olhada.

São treinamentos diversos sobre algumas das principais áreas da gestão e facilmente aplicados dentro da sua oficina. O melhor de tudo é que eles são gratuitos e podem ser feitos dentro do tempo que você tiver disponível.

  1. Planejamento estratégico;

  2. Customer success: como conquistar e manter clientes;

  3. Fundamentos de administração;

  4. Gestão do desenvolvimento de produtos e serviços;

  5. Estratégia financeira para o crescimento;

  6. Marketing digital para empreendedores: 4 passos para escalar suas vendas;

  7. Gestão de pessoas para empreendedores;

  8. Expansão: a estratégia de crescimento certo para seu negócio;

  9. Ferramentas práticas de inovação: inovar para se diferenciar.

Depois de conferir os cursos para empreendedores indicados, dê uma olhada também em outro artigo que preparamos para você: 8 qualidades de um empreendedor essenciais para donos de oficinas.