Ter um negócio de sucesso não é fácil. São muitos concorrentes e vários obstáculos. Para destacar a sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo é preciso ter um diferencial. Manter um bom relacionamento com cliente é uma forma excelente de conseguir isso, gerando benefícios a todos.

Ao longo deste texto você vai entender porque esse relacionamento é tão importante, quais são os seus benefícios e como aproximar-se ainda mais do seu cliente. Continue a leitura!

Qual é a importância de conhecer bem o seu cliente?

Uma das bases para um bom relacionamento entre empresas e clientes é conhecê-los bem. Dessa forma, você consegue aprimorar as suas estratégias de marketing, elaborar promoções que realmente vão ser interessantes para ambos, atendê-los de forma mais eficiente e criar espaços de atendimento mais aconchegantes.

Conhecer o seu cliente também é muito importante para não investir recursos em áreas que não trarão resultados positivos. Quer um exemplo? O dono de uma oficina mecânica investiu em maquinário para reparar veículos elétricos. Porém, após gastar tempo e muito dinheiro, fez uma pesquisa e percebeu que não existem esses carros em seu Estado.

Outro empresário decidiu conversar com seus clientes e percebeu que muitos deles tinham mais de um veículo e que alguns eram a diesel. Como sua oficina não estava capacitada para reparar esses automóveis, ele investiu em equipamentos para atender a essa demanda. Quem você acha que conseguiu melhores resultados?

Esses são apenas alguns dos benefícios de conhecer os clientes e manter um relacionamento mais próximo, mas não são os únicos. Quer conhecer mais alguns? Então continue acompanhando!

Quais são os benefícios em se manter um bom relacionamento com cliente?

Manter um bom relacionamento com o cliente pode ser o que a sua empresa precisa para crescer. Essa proximidade traz uma série de vantagens que vão destacar o seu negócio e torná-lo muito mais atrativo. Podemos destacar 4 fatores que estão diretamente relacionados a isso:

  • aumento da confiança do cliente em relação à empresa;
  • melhora da fidelização;
  • obtenção de mais recomendações;
  • melhora da reputação da empresa.

Confiança e fidelização

Com certeza a confiança é a principal base para qualquer negócio de sucesso. Provavelmente existem várias empresas que prestam o mesmo tipo de serviço que a sua. Conhecendo bem o seu cliente você é capaz de prestar um atendimento perfeito e ele terá certeza que, sempre que precisar, será bem atendido.

Esse é o primeiro passo para garantir a fidelização do seu cliente. Ela é muito importante, pois, além trazer segurança financeira a sua empresa, favorece a conquista de novos clientes. Ao se sentir bem e satisfeito com os serviços prestados e produtos vendidos, dificilmente a pessoa vai procurar outro estabelecimento.

Recomendações e reputação

Se o cliente confia em sua empresa e sabe que será bem atendido sempre que precisar, ele fica à vontade para indicá-la para seus conhecidos e familiares, pois entende que não vai passar vergonha. Mantendo o bom atendimento, a reputação do seu negócio cresce, o que é muito importante na captação de novos clientes.

O primeiro indicador que uma pessoa tem para avaliar uma empresa — antes mesmo de conhecê-la — é a reputação. Ninguém vai procurar os serviços de um estabelecimento mal falado. Para que você tenha uma ideia, a reputação é tão importante que existem até sites especializados, nos quais o cliente deixa a sua opinião sobre como foi atendido para que outros possam visualizar.

Como obter um bom relacionamento?

Para conquistar o seu cliente e manter um bom relacionamento é preciso, acima de tudo, estar disposto a conversar bastante. Reserve um tempo e bate papo, tome um café, fale sobre a vida e estabeleça uma relação de confiança. Feito isso, siga algumas dicas importantes e perceba como o seu negócio vai melhorar.

Individualize o atendimento e entenda as necessidades de cada cliente

Cada indivíduo tem características únicas que o diferenciam de outras pessoas. Isso significa que você não deve atender a todos os seus clientes da mesma forma. É preciso conhecê-los para que se possa personalizar o atendimento, tornando-o muito mais pessoal. Assim, fica mais fácil compreender quais são as necessidades específicas de cada um.

Em relação a essas necessidades, aprenda a ouvir o que o seu cliente diz. Por meio dessa comunicação você identifica o que ele realmente precisa e consegue fornecer soluções de forma mais eficiente. Procure superar as expectativas em relação aos produtos e serviços oferecidos.

Use uma linguagem adequada e saiba dizer não

O seu cliente tem que entender o que você fala. Use linguagens diferentes para indivíduos diferentes. No caso de uma oficina mecânica, por exemplo, a forma de conversar com um mecânico — que tem conhecimentos de automóveis — e com uma pessoa que não conhece nada sobre veículos precisa ser diferente, para que ambos fiquem confortáveis.

Outra dica importante é aprender a dizer “não”. Se você não tiver um produto em estoque ou não puder realizar determinado serviço, explique ao seu cliente o porquê disso e, sempre que possível, oriente-o sobre como ele pode resolver a situação. Nunca se comprometa com algo que você não poderá cumprir, pois a reputação da empresa será afetada.

Esteja sempre disponível e invista na qualidade do serviço

Quem nunca foi a uma loja e ficou esperando para ser atendido, sendo ignorado? Isso é muito ruim e, quando acontece, as chances dessa pessoa nunca mais voltar são enormes. Esteja sempre disponível. Se você utiliza aplicativos de mensagens — como o Whatsapp —, não deixe o seu cliente esperando quando ele chamar. Se não for possível atendê-lo imediatamente, faça uma breve saudação e não o ignore.

Também é muito importante investir na profissionalização da sua empresa e obter certificações. A ISO 9001, por exemplo, traz benefícios relacionados à satisfação dos seus clientes e à reputação do seu negócio. Ela mostra às pessoas que existe uma preocupação com a qualidade do serviço prestado ou do produto vendido.

Fique atento aos feedbacks e às redes sociais

Por fim, ouça o que as pessoas têm a dizer sobre os produtos ou serviços prestados pela sua empresa. Pesquisas sobre a satisfação dos clientes são bem-vindas para avaliar o que está certo e o que precisa ser mudado.

Outra forma de medir o desempenho do seu negócio é por meio das redes sociais. Use-as para conversar com seus clientes e saber a opinião deles sobre a sua empresa. Nunca seja agressivo! Se um deles não ficou satisfeito, procure entender o motivo e garanta que isso não acontecerá novamente. Peça desculpas e mostre que você está disposto a melhorar.

O bom relacionamento com cliente é indispensável para quem quer ter uma empresa de sucesso! Essa é uma prática que traz vários benefícios e diferencia o seu negócio dos demais.

Tem experiências ou sugestões para compartilhar? Deixe o seu comentário! Será uma grande satisfação ter você por aqui!