A desaceleração da economia brasileira fez com que as vendas de automóveis novos caíssem e as de seminovos aumentassem. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) o mercado de seminovos cresceu mais de 6% nos primeiros quatro meses de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016.

Embora o carro novo seja um sonho de consumo para muitos, são os seminovos que agora têm a preferência do consumidor, por exigirem um investimento menor em um carro ainda em bom estado.

Com essa mudança no mercado automotivo as oficinas mecânicas podem ver um lucro a mais surgindo. Continue lendo nosso artigo para entender como isso se reflete em oportunidades para elas.

Aquecimento do mercado de seminovos

Um carro seminovo é um veículo que já foi utilizado por alguém, sendo assim, ele pode apresentar desgaste de peças e pequenos problemas que não afetam o seu funcionamento geral, mas que o novo proprietário não quer em seu carro, que para ele é novo.

Os seminovos não precisam ser encaminhados para autorizadas, pois eles já não têm garantia de fábrica e seus reparos e manutenção podem ser feitos em oficinas. Por isso, o aquecimento do mercado de seminovos é uma oportunidade de crescimento para elas.

Ainda que a loja onde se adquiriu o veículo seja de confiança, o consumidor sempre procura por um serviço para seu carro. Para isso ele busca atendimento com seu mecânico de confiança ou então pede indicações para outras pessoas. Veja a seguir as razões por que acontecem as oportunidades de lucro para as oficinas com o aquecimento do mercado de seminovos.

Procura por revisões

Quem adquire um seminovo quer ter certeza de que é seguro rodar com o veículo, afinal é um carro usado, ainda que por pouco tempo. Por isso, a procura por serviços de revisão é muito frequente para esses veículos.

Algumas lojas também oferecem garantia de motor, câmbio, freios e outros itens, e o consumidor pode querer confirmar se esses itens realmente estão em bom estado. Por isso, as revisões nas oficinas aumentam junto com a venda desses carros.

Serviços de manutenção preventiva

Além de revisões gerais é muito comum que a manutenção preventiva seja procurada. Troca de óleo do motor e outros procedimentos como manutenção do sistema hidráulico e fluido de freios, são serviços requisitados.

Também são a troca do fluido arrefecedor, do filtro de ar, óleo e combustível, do reservatório de água, entre outros detalhes que garantem a vida útil do carro e previnem problemas maiores.

Procura por peças de reposição

Se o carro apresenta problemas ou desgastes, então, é preciso ter peças para reposição. Se a oficina já tiver esses itens, como pneus, pastilhas de freio, escapamentos, terminais e outros, ela pode lucrar com sua venda e também com a mão de obra para instalação.

Por isso, é interessante manter peças disponíveis na oficina, agilizando, assim, o trabalho e garantindo mais um lucro com o mercado de seminovos.

Pequenos serviços

Não são apenas os serviços maiores em seminovos que oferecem lucro para as oficinas. Serviços pequenos também podem fazer a diferença em um montante e geram bons números no final do mês.

É muito comum que carros usados apresentem problemas na parte elétrica, como vidros que não abrem ou luzes do painel que não acendem. Também é comum uma borracha ou mangueira que precisa ser trocada, correias ou limpador de para-brisa que apresentam defeitos, entre outros.

Esses não são problemas graves, mas quem compra um carro não que ter dor de cabeça com isso. Além disso, alguns problemas pequenos podem gerar outros de maior relevância, assim, o mecânico também pode identificar a necessidade de reparos menores e avisar o proprietário do veículo.

Essa é uma forma de a oficina ter um lucro e ainda ganhar a confiança do cliente, por este notar a atenção e profissionalismo da equipe.

Personalização de carros

As pessoas geralmente gostam de colocar sua identidade no carro, personalizando o veículo para que ele tenha “a sua cara”. E, sendo assim, ao comprar um seminovo há também a procura por serviços que ajudem a mudar a aparência do veículo, ainda que seja em detalhes.

Esse é o caso dos tapetes, lâmpadas do farol, rádio ou aparelho de DVD, alarmes, adesivos, aromatizadores e outros itens que fazem com que o carro fique exatamente como o seu novo proprietário deseja.

Oferecendo esse tipo de assistência e ainda disponibilizando itens que resultem na personalização, a oficina pode ter bons lucros também.

Consultoria para clientes

A compra de um carro é um investimento que muitas vezes pode ser alto e, por isso, é natural que se pesquise bastante antes de fazer a escolha. Também é comum que aqueles que conhecem pouco ou nada de mecânica acabem levando consigo um acompanhante para ajudar a escolher um bom modelo.

As oficinas mecânicas podem disponibilizar um profissional para assistir o interessado nesse processo prestando consultoria para as pessoas. Assim, ele pode fazer uma avaliação rápida do veículo e também aconselhar sobre aqueles mais indicados para atender às necessidades da pessoa.

É um diferencial para obter lucro com essa consultoria e, depois, encaminhar o cliente para realizar uma revisão completa e fazer possíveis reparos na sua oficina. Ou seja, lucra-se duas vezes.

Formas de aproveitamento dessa chance

Para aproveitar as oportunidades que o mercado de seminovos oferece para as oficinas é importante que os proprietários trabalhem na divulgação de seus serviços. Estratégias de marketing são fundamentais, mas fazer parcerias também pode ser interessante.

Além disso, manter um bom relacionamento com os clientes ajuda a gerar indicações, que geralmente funcionam muito bem. A relação entre mecânico e cliente precisa ser baseada na confiança e, sendo assim, as pessoas consideram os conselhos recebidos e dão preferência para os serviços utilizados por seus amigos, familiares e conhecidos.

Todo carro precisa de manutenção e reparos constantes para manter-se funcionando perfeitamente, e com os seminovos não é diferente. Por isso, é importante que o consumidor possa contar com uma oficina especializada para cuidar da sua nova aquisição.

Então, para aproveitar o lucro que o mercado de seminovos oferece, é fundamental que as oficinas ganhem a confiança do consumidor com serviços de qualidade que as tornem referências, oferecendo também opções para que seus clientes encontrem ali tudo o que precisam, ou quase tudo.

O mercado de seminovos é apenas um dos caminhos para as oficinas fazerem bons negócios, portanto continue a leitura e entenda como os momentos de crise trazem oportunidades para que você saiba identificá-las e aproveitá-las a seu favor.