O sucesso de uma empresa pode ser medido pela sua capacidade de criar e bater metas de vendas e faturamentos. Elas servirão como um indicador para que a gestão da oficina mecânica identifique os pontos fortes e fracos, sabendo exatamente quais deles merecem mais atenção.

Sendo assim, a empresa que não tem metas claras e definidas pode estar caminhando no escuro, sem saber se o caminho que está sendo trilhado é aquele que dará o melhor resultado. O objetivo deste artigo é mostrar a importância das metas, bem como, o que você pode fazer para colocar em prática esse conceito. Acompanhe!

Quais os benefícios da definição de metas?

Aumenta a motivação da equipe

Definir metas despertará um sentimento de motivação e entusiasmo em toda a sua equipe, principalmente, se eles puderem participar diretamente dos benefícios da meta quando ela for atingida em sua totalidade.

Isso, inclusive, é uma excelente oportunidade de engajar os seus colaboradores nos objetivos da sua oficina mecânica, fazendo com que cada um se sinta parte da organização e cuide dela como se fosse sua.

Nesse ponto é importante mencionar que as metas direcionadas aos seus funcionários devem ser possíveis para eles. Não é interessante estabelecer objetivos que os façam trabalhar muito mais do que o normal. Fazendo isso você pode obter um efeito contrário ao de motivar a sua equipe.

Melhora a organização financeira

Outro benefício da fixação de metas é a melhor organização das contas a pagar e a receber da sua empresa. Isso ocorre por um único e simples motivo: você saberá quanto quer faturar em determinado período, portanto, não será necessário contrair gastos extras.

Obviamente, pode ser que, na prática, as suas vendas superem a expectativa, obrigando-o a tomar alguma decisão que fuja dos parâmetros da meta original. Mas não se preocupe! Alterações que melhorarão a gestão da sua oficina sempre serão bem-vindas, mesmo que modifique um pouco os seus objetivos.

Otimiza o controle sobre as compras

O maior controle sobre as compras também é algo a ser considerado, afinal, de acordo com a sua meta, você fará as aquisições necessárias para suprir as necessidades da sua empresa em determinado período.

Além disso, você evitará que o seu estoque fique inflado, com muitos produtos parados sem saída, o que gera custos, além de aumentar as chances de alguns materiais utilizados na prestação dos serviços estragarem.

Também com relação às compras, é necessário avaliar o que foi mencionado no item anterior. Caso as vendas ultrapassem a meta determinada, não tenha medo de ajustá-la, afinal, você não perderá uma venda pelo simples fato de já ter cumprido com determinado objetivo.

No entanto, como você conhece seu negócio e suas necessidades, dificilmente será traçada uma meta muito distante da realidade das suas operações normais, portanto, as chances de você ter problemas com isso são muito pequenas.

Como definir metas?

Agora que você entendeu os muitos benefícios que a definição de metas proporciona ao seu negócio, vamos mostrar alguns passos simples para que você possa aplicar esses conceitos em sua oficina mecânica a partir de hoje.

A definição de metas claras e possíveis

O primeiro e mais importante ponto é definir metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Não adianta nada você determinar que em um mês as suas vendas crescerão 100%, porque isso demanda mão de obra, materiais e até mesmo espaço físico.

Portanto, é necessário ser extremamente realista e também cuidadoso. Traçar metas impossíveis também é tão prejudicial quanto definir objetivos pouco desafiadores. Em ambos os casos você estará se enganando. As regras para a fixação de metas são: bem definidas, desafiadoras, mas possíveis e com uma data pré-determinada.

A metodologia SMART

Uma maneira de traçar metas seguindo todas as regras é utilizando a metodologia SMART, uma forma muito útil e eficiente de determinar alvos possíveis de serem alcançados e que trazem resultados reais para uma empresa. Esse método determina que as suas metas sejam:

  • específicas: com objetivos claros e certos;
  • mensuráveis: que sejam possíveis de serem acompanhadas e medidas de perto;
  • alcançáveis: como mencionamos, você não pode traçar metas impossíveis de serem atingidas;
  • relevantes: sua meta deve ser valiosa e contribuir para o crescimento do seu negócio;
  • temporal: deve ter um prazo para ser atingida.

O envolvimento dos colaboradores

Além de seguir essas regras, você também precisará envolver os seus colaboradores, afinal, eles lidarão diretamente com o seu objetivo e precisam estar muito bem alinhados a ele. Nesse ponto, como foi dito, é fundamental que os funcionários também sejam beneficiados com os resultados da meta atingida.

É sempre bom lembrar que as pessoas precisam ser recompensadas pelo bom trabalho realizado. Além de ser justo com aquelas pessoas que contribuíram com o crescimento da sua empresa, você também criará uma espécie de energia motivadora no funcionário beneficiado, bem como, naqueles que o tomarão como exemplo.

A utilização de dados de períodos anteriores

Você também precisará ter em mãos os dados de períodos anteriores para fixar uma meta. Fazendo isso, o risco de traçar um alvo incorreto ou impossível de ser atingido reduz drasticamente.

No entanto, é preciso ter cuidado. Os dados de períodos anteriores devem servir apenas como uma base e não podem ser simplesmente repetidos na sua meta. Isso pode fazer com que o seu objetivo seja pouco desafiador e não proporcione os resultados esperados.

A criação de um plano de ação

Determinados todos os critérios da sua meta, você precisará criar um plano de ação com todos os dados e informações coletados nas etapas anteriores. Para isso, é preciso que tudo seja detalhadamente escrito, como um mapa, passo a passo, com todas as ações que devem ser desenvolvidas até chegar ao objetivo pretendido.

O plano de ação possibilitará que você avalie se as ações estão o levando à meta fixada, assim como, mostrará quando será necessário fazer algum ajuste ou modificação na metodologia que está sendo utilizada.

Com estas dicas, você tem tudo em mãos para traçar metas efetivas que podem ser mensuradas, medidas e, principalmente, alcançadas. Assim, o seu negócio caminhará por uma estrada menos tortuosa, tendo mais chances de alcançar objetivos maiores.

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