Nos dias de hoje, quando temos uma dúvida ou precisamos de um serviço, recorremos sempre ao Google, certo? Sendo assim, isso não é diferente na hora em que o carro estraga: a web pode ser o ponto de partida do cliente ao procurar pelos serviços de uma oficina mecânica. Mas, como fazer com que esse clientes encontrem rapidamente a sua oficina? Para responder essa pergunta, vamos te fazer outra: você já ouviu falar no Google Negócios?

Com ele, você consegue atingir mais facilmente os clientes que estão precisando dos seus serviços, disponibilizando informações como horário, fotos e rotas para chegar até você. E o melhor de tudo: todo esse cadastro é simples e gratuito. 

Neste artigo, preparamos um passo a passo para você entender o que é o Google Negócios e aproveitar tudo o que essa ferramenta tem a oferecer. Vamos nessa?: 

Afinal, o que é o Google Negócios?

O Google Negócios é uma plataforma disponibilizada pelo Google para que empresas possam gerenciar a sua presença online, inclusive no Google Maps. Ou seja, a ferramenta é uma forma de disponibilizar informações importantes sobre a sua oficina na internet e atrair mais clientes por meio delas.

Alguns pequenos empresários acabam investindo em um website ou na criação de um perfil nas redes sociais, mas acabam se esquecem do básico por não conhecerem as vantagens que um cadastro no Google Negócios pode trazer.

Assim, o Google Negócios é destinado a empreendimentos que têm como objetivo se destacar da concorrênciapromover o crescimento, facilitando a vida dos clientes quando acontece algum problema.

Quais são os principais benefícios de cadastrar a minha oficina no Google Negócios?

Entre as principais funcionalidades que você poderá usufruir depois de cadastrar a sua oficina no Google Negócios, podemos destacar:

  • cadastro da localização no Google Maps (o que inclui rotas e maneiras de chegar ao seu estabelecimento);
  • inserção das formas de entrar em contato com a sua oficina, como o endereço, Whatsapp, redes sociais, e-mail e telefone;
  • apresentação de fotos da sua oficina, como da fachada, da parte interna e dos serviços;
  • mostra de avaliações e comentários de clientes atendidos pela sua oficina;
  • adição de informações sobre o horário de funcionamento da sua oficina, que os clientes podem ver em tempo real.

Ou seja, tudo o que um cliente que busca por serviços na internet precisa, correto? Pois é justamente nessas buscas que o Google Negócios vai atuar: ele vai mostrar os resultados sobre a sua empresa toda vez que um cliente em potencial buscar por serviços relacionados. 

Mas, como a minha oficina aparece nos resultados do Google?

Imagine que o carro do cliente quebra bem no meio de uma viagem e, por coincidência, ele está perto da sua oficina. A primeira coisa que ele certamente fará é usar o Google para pesquisar por oficinas naquela cidade.

Se a sua empresa for cadastrada no Google Negócios, ela poderá ser uma das primeiras oficinas que figuram na lista de busca. Assim, o cliente pode chegar até você facilmente ou, até mesmo, ligar primeiramente para tirar alguma dúvida.

Como cadastrar a minha oficina na ferramenta?

Agora que você já conhece o Google Negócios e as vantagens que o cadastro nesta plataforma pode oferecer à sua oficina, chegou a hora de conferir um passo a passo de como fazer o seu cadastro. Vamos lá?:

1. Crie ou faça login na sua conta do Gmail

Para ter acesso aos serviços do Google, você precisa possuir uma conta no Gmail. Faça o login na sua conta antes de acessar a pagina da plataforma. Caso ainda não possua uma conta, você pode criar uma aqui.

2. Acesse a página do Google Negócios

Depois de criar a sua conta ou fazer login no Gmail, é hora de fazer o login na página da plataforma. Para isso, acesse o site do Google Negócios e clique no botão “comece agora”. Você será direcionado para a próxima etapa.

3. Informe os dados da sua empresa

Ao fazer o login no site da plataforma, você será conduzido para um mapa com uma aba chamada “adicionar seu negócio”. Preencha todas as informações requeridas, principalmente a categoria do seu negócio (oficina de automóveis). Depois de preencher tudo, clique em continuar.

4. Confira os seus dados

Uma caixa com as informações de endereço e contato da sua empresa vai aparecer na sua tela. Você deve verificar se está tudo certo e conceder a autorização para gerenciar a empresa, marcando o quadro com essa opção. 

5. Aguarde a correspondência do Google

Após concluir essas etapas, você terá acesso a um painel de controle. Mas, antes de continuar a editar as suas informações, você vai precisar confirmar o código que chegará via correios até o endereço da sua oficina ou por telefone.

Esse processo pode demorar de 7 a 15 dias úteis. Quando estiver com o código, basta seguir os passos indicados na correspondência e clicar em um banner vermelho na parte de cima da sua tela para confirmar.

6. Conclua as informações sobre a sua oficina

Agora que você confirmou a sua localização, você pode editar os dados e inserir mais informações sobre o seu negócio.

Inclua fotos internas e externas do seu estabelecimento e adicione informações precisas sobre o horário de funcionamento. Não esqueça de incluir um breve resumo da sua oficina, com todos os serviços oferecidos e outros dados que considerar relevante.

E agora, como extrair mais vantagens do Google Negócios?

Cadastrar a sua empresa no Google Negócios é só o primeiro passo. É preciso tomar alguns cuidados para aproveitar todas as vantagens desta ferramenta e inclui-la como um tópico das suas boas práticas de gestão. Para isso: 

Mantenha os seus dados sempre atualizados

A sua oficina mudou de telefone? Você esta fornecendo algum serviço extra? Deixe que os seus clientes saibam disso imediatamente. Acrescente essas informações na plataforma sempre que possível.

Incentive os comentários dos clientes

Um cliente ficou muito satisfeito com um serviço automotivo? Incentive-o a fazer uma avaliação da sua oficina no Google. Quanto mais comentários você tiver, mais dados você terá para trabalhar em melhorias para o seu negócio.

Monitore os seus acessos

O Google Negócios permite monitorar informações como o número de seguidores, cliques, comentários e até das rotas traçadas por meio da plataforma para chegar até a sua oficina. Use esses dados para controlar o seu negócio e oferecer sempre aquilo que o seu cliente procura.

Viu como é simples cadastrar e monitorar a sua oficina mecânica no Google Negócios? Para estar sempre por dentro de novidades relevantes e conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter!