TAKAO Postura

Postura no trabalho: física e comportamental

Quando falamos em postura pensamos rapidamente em duas áreas:  modo de se portar ( falar e agir) e modo de manter o corpo na posição correta. Como os dois aspectos são importantes para a rotina do aplicador, veja essas dicas de especialistas para você manter a postura!

Comportamental

Bons modos no local de trabalho. Mais do que necessário! Preste atenção:

Brincadeira na hora certa

Seja sensível e perceba quando uma observação divertida ou uma brincadeira pode ser bem-vinda e usada para descontrair um ambiente tenso e quando você deve ficar calado.

Respeite a hierarquia

Os de maior cargo respondem por você na empresa. Os mais velhos tem mais experiência. Não é inteligente fazer pouco caso da experiência nem o conhecimento prático de quem está no mercado de trabalho. Ou seja, respeite o chefe!

Educação

Pode parecer que não é importante, mas dizer “muito obrigado”, “por gentileza”, “bom dia!”, saber cumprimentar os colegas fazem muita diferença no dia a dia onde você trabalha.

Física

O outro significado que tem a ver com a postura é tão importante quanto o posicionamento dos bons modos. A postura inadequada pode gerar problemas. No trabalho de oficina onde o aplicador faz esforços muitas vezes repetitivos pode acarretar a ele o que chamamos  de L.E.R. (Lesão por Esforços Repetitivos). Pode começar com dores nos ombros, na coluna. Fique atento se você tiver alguns desses sintomas e procure um médico: sensação de peso e fadiga, dores, sensação de enrijecimento muscular, choque, dormência, formigamento, câimbras, falta de firmeza nas mãos, sensação de fraqueza muscular.

Para evitar que você sinta essas coisas, existem alguns exercícios que podem ajudar:

– De frente para uma mesa, incline o tronco para frente até conseguir posicionar as mãos sobre ele, tentando levá-lo para baixo. Mantenha a posição por 30 segundos.

– Em pé, posicione os braços para trás do corpo, tencionando-os com as mãos entrelaçadas. Fique na posição por 30 segundos.

– Em pé, de frente para uma parede, mantenha uma das pernas semiflexionada, enquanto a outra fica atrás, reta. Flexione o tronco para frente, apoiando-o com os braços sobre a parede por 10 segundos. Depois, alterne a posição dos membros inferiores.

Pronto para manter a boa postura? Qualidade de vida é tudo. Dentro e fora do trabalho.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Quanto conteúdo de qualidade nesse site. Que bom que encontrei esse site. Muito bom mesmo. Deveria ter mais sites assim. Abraço.

    1. Francisco, muito agradecido pelo seu comentário! Tudo o que precisa sobre gestão de oficina mecânica, você encontra aqui em nosso blog 😉
      Fique ligado! Abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.