Quando falamos em postura pensamos rapidamente em duas áreas:  modo de se portar ( falar e agir) e modo de manter o corpo na posição correta. Como os dois aspectos são importantes para a rotina do aplicador, veja essas dicas de especialistas para você manter a postura!

Comportamental

Bons modos no local de trabalho. Mais do que necessário! Preste atenção:

Brincadeira na hora certa

Seja sensível e perceba quando uma observação divertida ou uma brincadeira pode ser bem-vinda e usada para descontrair um ambiente tenso e quando você deve ficar calado.

Respeite a hierarquia

Os de maior cargo respondem por você na empresa. Os mais velhos tem mais experiência. Não é inteligente fazer pouco caso da experiência nem o conhecimento prático de quem está no mercado de trabalho. Ou seja, respeite o chefe!

Educação

Pode parecer que não é importante, mas dizer “muito obrigado”, “por gentileza”, “bom dia!”, saber cumprimentar os colegas fazem muita diferença no dia a dia onde você trabalha.

Física

O outro significado que tem a ver com a postura é tão importante quanto o posicionamento dos bons modos. A postura inadequada pode gerar problemas. No trabalho de oficina onde o aplicador faz esforços muitas vezes repetitivos pode acarretar a ele o que chamamos  de L.E.R. (Lesão por Esforços Repetitivos). Pode começar com dores nos ombros, na coluna. Fique atento se você tiver alguns desses sintomas e procure um médico: sensação de peso e fadiga, dores, sensação de enrijecimento muscular, choque, dormência, formigamento, câimbras, falta de firmeza nas mãos, sensação de fraqueza muscular.

Para evitar que você sinta essas coisas, existem alguns exercícios que podem ajudar:

– De frente para uma mesa, incline o tronco para frente até conseguir posicionar as mãos sobre ele, tentando levá-lo para baixo. Mantenha a posição por 30 segundos.

– Em pé, posicione os braços para trás do corpo, tencionando-os com as mãos entrelaçadas. Fique na posição por 30 segundos.

– Em pé, de frente para uma parede, mantenha uma das pernas semiflexionada, enquanto a outra fica atrás, reta. Flexione o tronco para frente, apoiando-o com os braços sobre a parede por 10 segundos. Depois, alterne a posição dos membros inferiores.

Pronto para manter a boa postura? Qualidade de vida é tudo. Dentro e fora do trabalho.