Todos os mecânicos ou donos de oficina sabem como acidentes podem ser extremamente comuns nesse ambiente de trabalho. E muitos deles ocorrem por falta de atenção, desleixos na organização e, até mesmo, por falta de conscientização em relação aos procedimentos de prevenção.

Aliados a isso, a grande quantidade de ferramentas e equipamentos, a constante movimentação de veículos e a correria do dia a dia, podem de fato resultar em acidentes sérios. Portanto, a redução dos acidentes de trabalho até a sua extinção é um dos grandes desafios para qualquer empresa.

Inclusive, cada dia mais os empreendedores buscam maneiras de desenvolver melhor as atividades em uma oficina, de forma a minimizar os acontecimentos que possam resultar em danos de equipamentos e veículos — e, principalmente, à integridade física dos funcionários.

Nesse sentido, a prevenção diz respeito a todas as ações utilizadas que visam minimizar ou até mesmo eliminar os riscos de acidentes na oficina mecânica. E existem, de fato, diversas maneiras de reduzir ou eliminar os acidentes na oficina mecânica.

Então, para ajudá-lo a aumentar a segurança da sua oficina, separamos neste post as melhores formas de prevenção de acidentes. Continue lendo e confira!

Usar EPIs para proteção individual

O Equipamento de Proteção Individual — ou, simplesmente, EPI — é todo e qualquer dispositivo ou produto de uso individual que tem como objetivo proteger o trabalhador dos riscos e ameaças do trabalho.

Assim, esses equipamentos são responsáveis por minimizar os riscos do ambiente, proteger a integridade do indivíduo e promover a sua saúde e bem-estar. E, em uma oficina mecânica, os EPIs são imprescindíveis, pois ajudam a garantir que o trabalhador esteja seguro contra os mais diversos acidentes.

Os principais EPIs utilizados em uma oficina mecânica são:

  • óculos de proteção, que devem ter seu uso de forma constante para proteger os olhos de impurezas e de qualquer contato de equipamentos, fagulhas ou limalhas;
  • protetor auricular, que assegura que a audição do trabalhador não será abalada pelos intensos ruídos da oficina;
  • luvas e calçados de segurança, que protegem a integridade física dos pés e das mãos;
  • mangas, protetor facial e avental, que devem ser utilizados em procedimentos de soldagem;
  • respirador, que tem seu uso obrigatório nas oficinas que realizam a pintura de automóveis.

Além disso, é importante saber que todos esses equipamentos de proteção são imprescindíveis para assegurar a saúde dos mecânicos, e devem ser sempre disponibilizados pelos proprietários da oficina.

Organizar as ferramentas e mantê-las em lugar adequado

De fato, existem inúmeras ferramentas e equipamentos em uma oficina mecânica. E cada um desses itens, se não guardado de forma adequada e mantido em um local destinado para o armazenamento, pode ser a causa raiz de vários acidentes.

Afinal, ferramentas bagunçadas na oficina podem acabar danificando carros acidentalmente, ou machucando algum funcionário.

Por isso, é muito aconselhado que as ferramentas possuam caixas específicas para armazenamento e um local próprio, demarcado para elas. Dessa forma, é possível evitar de maneira simples que pequenos acidentes ocorram.

Não utilizar ferramentas improvisadas

Infelizmente, é muito comum em oficinas encontrar mecânicos que utilizam os famosos macetes — ferramentas que não são destinadas para as tarefas e são improvisadas.

E esse uso de itens que não são os adequados muitas vezes pode até facilitar o trabalho, ou mesmo reduzir o tempo de execução das tarefas. Porém, também traz diversos riscos.

Portanto, é muito importante que os donos das oficinas estejam conscientizem constantemente seus funcionários em relação ao uso de ferramentas adequadas para as tarefas. Usar macetes pode acabar levando a acidentes graves, que podem até gerar danos físicos irreparáveis.

Estipular áreas de manobra e direções de circulação

Dependendo do tamanho da oficina mecânica, pode-se ter uma área muito grande para dirigir os veículos e realizar manobras. Por isso, é muito importante que sejam determinadas algumas regras, como:

  • Direções de circulação
  • Áreas de estacionamento
  • Áreas de manobra

Ao criar esse tipo de regras simples, já é possível evitar pequenas batidas, acidentes e até mesmo atropelamentos na oficina.

Contudo, é muito importante que todas essas informações estejam devidamente mostradas em placas e sinalizações no chão. Afinal não serão necessariamente somente os mecânicos e funcionários que guiarão os veículos no estabelecimento.

Armazenar materiais inflamáveis em um local específico

Os incêndios podem ser muito mais comuns do que se imagina, e grande parte deles poderia ser evitada por cuidados simples.

Quanto a isso, materiais inflamáveis devem sempre ser armazenados em um ambiente específico, e de acordo com as NRs (Normas Regulamentadoras). Além disso, é importante saber que só é permitido armazenar inflamáveis em quantidades inferiores a 50 litros.

Verificar constantemente as instalações elétricas

Muitos incêndios e acidentes na oficina mecânica são provenientes da má conservação das instalações elétricas. Portanto, é de extrema importância que os proprietários verifiquem periodicamente as tomadas, fios e todos os seus equipamentos elétricos.

Além de evitar acidentes, garantir a integridade das instalações e equipamento também elimina os riscos de descargas elétricas e de que os mecânicos levem choque.

Limpar e organizar o local após a realização de tarefas

Por fim, os proprietários devem realizar reuniões com os funcionários constantemente, para conscientizá-los em relação à organização e limpeza da oficina.

É muito importante que todos os mecânicos tenham a cultura de, ao terminar as tarefas, guardar todos os materiais e ferramentas utilizadas e limpar o local em caso de sujeiras e vazamentos.

Mantendo a oficina organizada, você garante que os outros funcionários, e até mesmo os clientes tropecem, caiam ou que ocorra qualquer tipo de acidente.

Além disso, uma oficina arrumada e limpa passa uma imagem melhor para a clientela, o que pode ajudar bastante a fidelizar os clientes e fazer com que eles indiquem a oficina para outras pessoas.

Ainda, os proprietários devem buscar ao máximo conscientizar todos os funcionários em relação à segurança, e para que usem todos os equipamentos de proteção. Afinal, além de poderem causar danos irreparáveis aos funcionários, os acidentes na oficina mecânica podem trazer uma série de problemas e gastos para o empregador.

Portanto, a busca pela prevenção de acidentes deve ser comum a todos — funcionários e proprietários. Quanto o assunto é segurança, não há diferença entre as pessoas. Todos devem seguir os procedimentos e fazer o possível para diminuir os riscos e evitar acidentes!

Então, agora que você já sabe como evitar acidentes na oficina mecânica, veja também como é o processo de contratação em uma oficina e saiba como contratar os funcionários de forma correta!