Em negócios como oficinas mecânicas, a quantidade de clientes nem sempre é a mesma por todos os meses do ano. Esse fluxo pode ser alterado de acordo com a época, como férias ou feriados, entre outras.

Portanto, ter uma boa previsão de demanda é fundamental para que você consiga atender a todos os seus clientes nos períodos de baixo movimento. Como resultado, o faturamento e o lucro do seu negócio serão maiores nessas datas.

Para tomar medidas eficientes, porém, é necessário aprender como lidar com a demanda sazonal. Pensando nisso, resolvemos escrever o conteúdo a seguir. Nele, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga administrar as fases de sua oficina. Acompanhe!

Qual é a importância de ter uma boa previsão de demanda?

A demanda sazonal está relacionada às mudanças que acontecem na mente dos clientes na hora de verificar a necessidade de produtos ou serviços. Trazendo isso para o mundo das oficinas mecânicas, trata-se da época em que as pessoas necessitam mais de reparos, revisões e preparos em seus veículos para viagens ou períodos de férias.

Aumento da procura x períodos de baixo movimento

No ramo das oficinas mecânicas, existem algumas variações muito comuns, a exemplo do aumento na procura por manutenção no ar-condicionado e no sistema de arrefecimento em períodos quentes ou da troca de bateria em cidades onde o inverno é mais agressivo. Isso gera demandas sazonais às quais o empreendedor do ramo precisa estar atento

Ao contrário do que se imagina, a demanda sazonal também pode ser negativa. Ou seja: há momentos em que sua empresa terá um volume bastante reduzido de clientes para fazer reparos ou adquirir produtos.

Nos dois casos, é necessária a previsão de demanda para que o negócio consiga atender naqueles momentos em que são observados picos de procura, bem como não fique desamparado financeiramente em períodos nos quais a movimentação é pequena.

Esse tipo de flutuação de demanda é inevitável no ramo das oficinas mecânicas. Portanto, é fundamental que você tenha a sensibilidade de percebê-las e adaptar seu negócio para cada uma delas.

Consequências da falta de preparo

Caso a oficina chegue à época de férias e não se prepare para o aumento na quantidade de clientes, por exemplo, pode deixar de atender a um número grande de consumidores. Assim, corre-se o risco de perder muito faturamento nesse período.

Tal situação ocorre principalmente com o fornecimento de peças. Muitas oficinas se esquecem de fazer a previsão de demanda e, quando determinadas épocas do ano chegam, acabam perdendo vendas ou ofertas de serviços devido à falta de peças ou componentes essenciais.

Por isso, é de extrema importância que você saiba identificar a demanda sazonal e aplicar as devidas modificações no seu negócio para supri-las.

Como lidar com a demanda sazonal?

Agora que você já entendeu a importância da previsão de demanda, vamos mostrar como é possível lidar com esses períodos sazonais. Além de conseguir passar por eles, veja como atender a muitos clientes e gerar bons resultados para sua empresa!

Invista no pós-venda

Uma estratégia interessante a ser aplicada no período de demanda sazonal é o investimento no pós-venda. Essa dica deve ser utilizada durante todo o ano no trato com os clientes, pois vai proporcionar resultados ainda melhores nas épocas de demanda crescente.

Adotando-a, você conquistará alguns consumidores que, anteriormente, não eram fiéis ao seu estabelecimento. Assim, eles vão retornar à sua oficina mais vezes, fora do período sazonal.

Abuse das promoções

Outra tática eficaz para os períodos sazonais é lançar promoções específicas nos dias de aumento da demanda. Como essas épocas naturalmente costumam ter muitos clientes interessados em serviços de mecânica, as pessoas tendem a dar mais atenção a promoções e ofertas.

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de oferecer promoções em períodos de sazonalidade. Lembre-se de que a procura pode ser muito maior nessa fase do ano, portanto é preciso analisar com cautela e verificar se a sua equipe, as ferramentas e o estoque serão capazes de cobrir todos os serviços.

As promoções também são interessantes para trazer clientes à oficina quando a demanda estiver menor e as vendas caírem muito.

Revise os custos dos produtos e serviços

Mais uma dica válida é a revisão de custos dos produtos e serviços. Antes de iniciar um período com maior movimentação de clientes, é necessário avaliar se os valores que você considerou para a elaboração do seu preço de venda estão efetivamente compatíveis com a realidade.

Um erro na mensuração dos custos pode causar um prejuízo muito grande quando ocorrer o aumento nas vendas em sua oficina. Como a quantidade de saídas aumentará, se a quantia estiver errada, é possível que o seu prejuízo seja potencializado.

Tenha um bom site

Outra sugestão valiosa é contar com um bom site. Nessa ferramenta, serão publicadas todas as suas promoções e as vantagens oferecidas aos clientes durante o período de aumento nas vendas.

Elabore um planejamento financeiro e fluxo de caixa

Por fim, é necessário que você tenha pleno controle de todas as finanças do seu negócio durante o período de sazonalidade. Para tanto, recomendamos o uso de duas ferramentas de gestão, sendo que a primeira delas deve ser adotada antes que a demanda aumente.

O planejamento financeiro precisa ser elaborado com prioridade. Nele, devem constar as previsões de venda e dos gastos, bem como as necessidades de compra que ocorrerão ao longo do período de aumento ou redução nas vendas.

Em segundo lugar, mas não menos importante, vem o controle do fluxo de caixa. Essa ferramenta possibilitará que você dirija o planejamento que foi feito previamente, assim como acompanhe se aquilo previsto aconteceu de fato e se a sua empresa foi capaz de suprir as necessidades do período sazonal.

Seguindo nossas dicas, será possível ter um bom planejamento e uma previsão de demanda para cobrir as vendas e o volume de clientes que chega à oficina mecânica nos períodos de demanda sazonal. Além disso, você vai gerar resultados mais satisfatórios para o seu negócio.

Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então, que tal descobrir como calcular a demanda futura de produtos? Boa leitura e até a próxima!