O que vem à mente quando o assunto é oficina? Talvez um lugar desorganizado, com profissionais sujos de graxa e diversos pôsteres de mulheres em poses sensuais.

Não é para menos. Infelizmente, essa era a realidade e, também, a imagem que a mídia transmitia. No entanto, as coisas mudaram, e os donos entenderam a importância da manutenção para atração e satisfação de clientes.

Alguns fatores levaram a isso, como a maior participação das mulheres no mundo automobilístico (que há muito deixou de ser apenas passageira), os avanços tecnológicos e a exigência cada vez maior de serviços diferenciados pelos consumidores. Dessa forma, a mudança se fez mandatória para sobreviver no mercado.

Apesar de tudo isso, ainda temos diversos estabelecimentos que estão longe de um padrão aceitável. Por isso, criamos este artigo para mostrar a importância da manutenção em uma oficina mecânica e os detalhes que devem ser observados ao realizá-la. Confira!

Faça a manutenção da oficina mecânica

Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão. E o primeiro detalhe que o cliente observa ao entrar em um estabelecimento comercial é a organização do lugar, que transmite para ele o grau de profissionalismo praticado ali. Não apenas isso, mas a manutenção da oficina reflete em vários benefícios, como:

  • dinamismo no trabalho;

  • conservação das ferramentas e material do trabalho;

  • redução de custos;

  • fidelização do cliente.

Outro pensamento comum é encarar a manutenção como uma despesa ou custo. Logo, principalmente em períodos de dificuldade, é uma das primeiras coisas que a oficina costuma deixar de lado.

No entanto, como está diretamente relacionada à produtividade, à atração e à retenção de clientes deve ser encarada como um investimento essencial para alavancar os resultados e equilibrar o fluxo de caixa.

Confira agora alguns cuidados que você deve considerar ao realizar a manutenção em sua oficina.

Realize manutenção periódica das ferramentas

Todo bom mecânico necessita de bons equipamentos para prestar um serviço de qualidade. Cuidar das ferramentas não significa apenas deixá-las limpas e bem organizadas, significa não precisar reinvestir financeiramente em curtos espaços de tempo porque as peças são de baixa qualidade.

Você pode garantir maior vida útil para as ferramentas da oficina a partir de dois pontos:

Organização das ferramentas

Cuidar dos equipamentos é cuidar do seu patrimônio. Ter um local específico para guardar as ferramentas é uma boa maneira de garantir a sua durabilidade. Uma ótima dica nesse sentido é a utilização das bancadas organizadoras para ferramentas.

Essas bancadas não só causam boa impressão para quem olha (clientes, fornecedores) como também facilitam o trabalho dos profissionais. Além disso, na maioria das vezes, essas bancadas ficam nas paredes laterais das oficinas, desocupando espaço e sendo facilmente visualizadas.

Aquisição de ferramentas de qualidade

Não há organização, por melhor que seja feita, que garanta durabilidade em ferramentas de baixa qualidade. Serviços mecânicos são trabalhos técnicos e braçais. O profissional precisa de peças certificadas e de alto padrão para concluir os serviços da melhor forma.

Não adianta se iludir achando que economizará ao adquirir ferramentas baratas e de qualidade duvidosa. O barato pode sair caro, e a sua escolha pode ter reflexos negativos no negócio.

Quanto mais qualidade a ferramenta possuir, maior a sua durabilidade e a produtividade dos colaboradores, o que refletirá em economia a longo prazo.

Priorize as práticas de limpeza

Não é tarefa simples manter uma oficina mecânica limpa, pois diariamente os funcionários lidam com materiais como graxa, óleo, lubrificantes e outros produtos que deixam manchas de difícil remoção.

Entretanto, manter o ambiente limpo é essencial para que os clientes vejam o local como atrativo e o avaliem positivamente. Então, a melhor maneira de garantir isso é priorizar as práticas de limpeza diariamente.

Veja algumas ações que você pode adotar para isso:

  • não deixe a sujeira acumular por muito tempo;

  • utilize produtos para limpeza pesada;

  • incentive os funcionários a praticarem a limpeza diária.

Uma ótima dica é implantar o programa de qualidade 5S na oficina, criando uma cultura de limpeza, organização, saúde e segurança, disciplina e utilização.

Economize energia sempre que possível

Economizar energia também faz parte da manutenção do local. Além de aumentar a vida útil dos aparelhos elétricos, já que não ficarão ligados sem que alguém esteja utilizando, também diminuirá o valor da conta de energia no final do mês.

Além disso, economizar energia não apenas significa uma redução de custos, como também passa a mensagem para os clientes de que a oficina se preocupa com o meio ambiente e promove e pratica a sustentabilidade.

A utilização de telhas translúcidas e placas de energia solar causa grande impacto. Contudo, simples ações, como adesivos próximos aos interruptores lembrando de apagar a luz ou desligar o ar-condicionado ao sair do ambiente, também trazem bons resultados.

Capacite e incentive os seus funcionários

Para que qualquer projeto dentro de uma empresa obtenha o resultado esperado, é necessário que todos os colaboradores façam a sua parte. Por isso, para manter a oficina organizada e conservar as ferramentas e equipamentos, os profissionais devem ser preparados e incentivados para tais objetivos. Para isso:

  • invista em curso de capacitação para que os funcionários manuseiem as ferramentas de forma adequada;

  • separe alguns momentos para uma limpeza coletiva;

  • promova palestras e workshops sobre a importância da manutenção dentro das oficinas.

Uma forma de economizar nesse processo é fazer parceria com os fornecedores, solicitando a presença de técnicos para explicar como tirar o melhor proveito dos equipamentos e garantir a sua durabilidade.

Planeje para cumprir os prazos

Oficinas mecânicas também têm as partes burocráticas, e elas precisam de organização tanto quanto os outros setores do estabelecimento. Utilize a tecnologia a seu favor para que essas tarefas sejam realizadas de forma mais dinâmica e sem erros.

Utilizando softwares apropriados, o planejamento ficará mais fácil, possibilitando passar para os clientes prazos realistas e automatizar o processo de comunicação. Dessa forma, sobrará mais tempo para a manutenção do local.

Agora, certamente você entende o tamanho da importância da manutenção em uma oficina mecânica. Lembre-se de que o mercado não possui espaço para amadores, por isso coloque em prática todos os pontos que ainda não fazem parte da rotina da sua oficina e conquiste ainda mais clientes.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Curta a nossa página do Facebook.