Qual a importância da válvula para o funcionamento do motor?

Um dos grandes erros sobre o desempenho, consumo e saúde de um carro é subestimar pequenos detalhes sobre a sua estrutura — falando prioritariamente do motor. O assunto de agora é válvula.

Você sabe a importância da válvula para o funcionamento do motor? Quais os tipos existentes e para que eles servem? Viemos aqui neste post falar um pouco mais sobre essas particularidades e detalhes importantíssimos para a saúde do todo veículo. 

E aí, que saber mais e ainda de quebra economizar uma grana e evitar problemas futuros? Fique conosco para saber mais!

Afinal, o que são as válvulas e como funcionam?

A primeira coisa a se saber sobre as válvulas é que elas desempenham um papel essencial no motor, sendo responsáveis pela entrada e saída de gases nos cilindros. Constitui-se por uma cabeça em formato de disco, uma haste cilíndrica, que por sua vez desliza dentro de uma guia — geralmente constituída de um metal responsável pela fricção como aço ou titânio.

Quais os tipos e a suas funções?

Cada cilindro de um motor necessita de duas válvulas. Todo mundo já ouviu falar da válvula de escape e aqui ela é responsável pela saída dos gases formados nos cilindros. Na outra ponta, a chamada de válvula de admissão, é por onde os gases entram.

Válvula de admissão

O objetivo da válvula de admissão é extrair o máximo de sua capacidade de ar para dentro do motor, mais precisamente, sempre que isso acontece, a intenção é propiciar a mistura de ar com o combustível e isso tem atuação direta para que o motor à combustão interna funcione. 

A válvula de admissão acaba sendo uma das primeiras partes na orquestra de peças que formam o motor, sendo o ar propulsado comprimido pelo pistão em um dos cilindros para que uma faísca, proveniente da vela de ignição, faça a engrenagem trabalhar. Todo esse processo é fundamental para que efetivamente o motor funcione.

Válvula de escape

Os gases acumulados após a combustão, permanecem no cilindro do motor e precisam ser expelidos pela válvula de escape. No processo de comunicação entre a entrada e a saída, é preciso que a de escape cumpra a sua função antes que a de admissão se feche.

Isso ocorre de forma automática, quando em perfeito funcionamento — em um processo onde quando a de admissão fecha, a de escape se abre instantaneamente de modo a permitir que os gases sejam expelidos de forma correta.

Qual a relação das válvulas com o desempenho do veículo?

Veículos normalmente são apresentados em motores de oito válvulas (8v), ou dezesseis (16v). Um veículo 8v é composto por quatro cilindros e para cada um deles são disponibilizadas duas válvulas. Um motor de 16v recebe quatro válvulas por cilindro. 

O desempenho está diretamente ligado aos dois modelos, mas de formas diferentes. Um veículo oito válvulas tem ótimo desempenho quando funciona em baixa rotação e na hora do arranque, atribuindo-lhe maior agilidade quando nesses processos.

Por outro lado, um de dezesseis válvulas apresenta maior eficácia na queima de combustível, mostrando melhores resultados quando em altas rotações. Portanto, um motor 8v apresenta menor gasto de combustível na cidade, enquanto um 16v é mais econômico na estrada. 

Comando

O comando de válvulas — às vezes referenciado pelo nome de uma de suas peças-chave a árvore de cames — é um mecanismo cuja função é essencial para regular a abertura das válvulas no sistema de um motor de combustão interna.

Mais precisamente, o comando centraliza o controle da abertura e fechamento precisamente das já citadas válvulas de admissão e de escape, permitindo que desempenhem a sua missão: de propiciar a entrada e a saída dos gases no cilindro.

Funciona da seguinte forma: os cames — ou ressaltos — presentes ao longo do corpo do mecanismo, acionam um impulsor, quando a árvore gira, pressionando para baixo a haste da válvula. Esse processo faz com que haja uma abertura e com isso, uma mola que se encontra acoplada a haste feche o ciclo de fechamento. Esse movimento deve estar em sincronia com o pistão para garantir o funcionamento perfeito.

Como detectar e evitar problemas nas válvulas?

É de extrema importância estar ciente sobre os sinais de quando o comando apresenta defeitos ou mau funcionamento. Um bom profissional de oficina mecânica pode lhe ajudar a obter uma melhor leitura sobre eventuais problemas.

Se há a presença de fumaça na região do motor, o problema pode estar no comando das válvulas. Pode significar desgaste nas vedações das válvulas, o que ocasiona um excesso de óleo passando pelo sistema, desembocando na detecção do estrago.

Outros sintomas da desregulagem das válvulas são:

  • perda de potência;
  • batidas e sons fora do normal, tais como os de pequenas peças batendo;
  • queima excessiva de óleo;
  • superaquecimento do motor.

A queima excessiva de óleo, importante ressaltar, além de representar a possibilidade de desgaste das válvulas, precariza a direção e não é nada boa para o meio ambiente, devido a maior probabilidade de emissão de gases poluentes.

Como evitar os problemas

Várias ações podem evitar problemas de válvulas e afins. Dentre elas podemos destacar a mais importante: faça manutenção preventiva em seu veículo com frequência. Dessa forma é possível prever a troca de peças, que de outra forma poderiam estar prestes a quebrar.

Além disso, garanta que todo aparato do comando de válvulas esteja apertado na medida certa. Nem com folga, nem apertado demais.

Trocar o óleo regularmente, seguindo a periodicidade indicada, pode evitar uma longa lista de problemas. Um dos componentes dessa lista certamente é evitar o desgaste das sedes e das pontas das válvulas, impedindo o bloqueio desses componentes. 

Agora que você detém mais conhecimento sobre válvulas, busque garantir a saúde e a vida-longa do seu carro. Lembre-se de apostar em representantes de peças certificadas que possam garantir a qualidade e procedência dos componentes do seu automóvel. Para isso, pesquise mais a respeito e saiba ao menos o básico para manter o seu carro sempre na ativa, sem maiores problemas. 

A Takao, quando o assunto é válvula e qualquer outro componente do seu meio de transporte, está aqui para lhe atender e esclarecer suas dúvidas, oferecendo o melhor atendimento. Confira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.