Todo negócio, em qualquer mercado, depende de reinvestimento dos lucros obtidos para crescer. Com oficinas mecânicas não é diferente.

Seu negócio está crescendo e você já pode ver uma sobra de caixa. Essa é uma grande notícia, resultado de uma boa gestão! E agora, o que fazer?

Se você quiser continuar a crescer, tornando a sua marca mais sólida e conhecida, sendo uma referência no seu segmento, você vai ter de investir na expansão do negócio. E é exatamente aqui que surge uma série de dúvidas para os gestores de oficinas.

Existem diversas formas inteligentes de reinvestir os lucros obtidos em determinado período. Neste artigo, vamos listar uma série de ações de reinvestimento que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Confira!

Ampliação e modernização da estrutura

Uma das maneiras mais inteligentes de reinvestir o lucro de sua empresa é em forma de investimentos operacionais.

Esses investimentos são voltados, basicamente, para a estrutura do seu negócio. Você pode utilizar o lucro para adquirir novas ferramentas, melhores e mais modernas, ou simplesmente ampliar o espaço da sua oficina.

Investir na estrutura do negócio ou melhorar e modernizar procedimentos já existentes é uma forma inteligente e eficaz de reinvestir o lucro obtido.

No entanto, o investimento operacional deve ser analisado com cautela. O gestor deve verificar se tais equipamentos ou a ampliação do negócio poderão proporcionar um ROI (Retorno Sobre o Investimento) proporcional ao investimento realizado.

Em alguns casos, é mais prudente reinvestir o lucro em algo mais simples e que gere bons resultados em um curto espaço de tempo.

Investimento em seu pessoal

Uma boa equipe de colaboradores é a base para o sucesso de qualquer empresa. Sem dúvidas, quanto melhor e mais bem treinada for a sua equipe, maior será a chance de o seu negócio crescer.

Portanto, não pense duas vezes para investir nela. Primeiro, pense sobre seus empregados atuais: busque cursos e treinamentos que farão com que seus funcionários melhorem.

Isso, certamente, vai refletir de maneira positiva na execução das atividades e, consequentemente, vai haver uma melhora nas vendas e no faturamento do seu negócio

Além disso, é importante proporcionar um bom ambiente de trabalho, benefícios e um salário compatível com o mercado.

Funcionários motivados, com novas ideias e novas habilidades podem tornar a sua empresa mais produtiva e inovadora.

Tenha em mente que o investimento com pessoal começa no recrutamento. Selecionar os melhores profissionais, que estejam aliados com os objetivos do seu negócio, deve ser o primeiro fator a ser analisado.

Marketing: uma excelente opção de reinvestimento

Pequenas e médias empresas tendem a negligenciar o marketing por não conhecerem as estratégias e acreditarem que só é possível de ser executado com custos elevados. Esse pensamento é errado!

Seja qual for o tamanho, segmento ou público-alvo da sua empresa, o crescimento pode ser conectado diretamente para a adoção de boas estratégias de marketing.

Você pode investir contratando um bom profissional, uma empresa que preste serviços nessa área ou um consultor de marketing.

Um bom especialista vai saber onde é melhor investir o dinheiro da sua empresa. Se o seu público é apenas local, por exemplo, talvez a melhor estratégia é não gastar tempo e esforço para gerar o conteúdo nas redes sociais, mas apostar nos meios de comunicação da cidade.

Além disso, um especialista em marketing pode definir e passar com clareza uma boa imagem do seu negócio para seus clientes.

Investimento em softwares de gerenciamento

Você pode executar todas as atividades de gestão do seu negócio sem um software, entretanto, o ganho de tempo, produtividade e precisão dos dados é consideravelmente elevado quando a empresa possui um bom sistema.

O software de gerenciamento auxilia no planejamento e tomada de decisão em diversas áreas do negócio

Com ele, você poderá ter informações precisas sobre as finanças, fluxo de caixa, estoque, saldo a pagar a fornecedores, valores a receber de clientes, enfim, tudo integrado e atualizado para todos os setores.

Com um bom sistema, você tem posse dos dados que podem ser cruzados, gerando gráficos e relatórios que o ajudarão a tomar decisões estratégicas que poderão levar sua oficina mecânica para um outro nível.

Além disso, você pode automatizar alguns processos que são feitos manualmente como, por exemplo, aviso de algum produto ou material essencial à execução de um determinado serviço.

Aumento do capital de giro

Alguns empreendedores preferem reinvestir valores no capital de giro do seu negócio. Essa prática é muito válida, uma vez que, com isso, você poderá aumentar a quantidade de serviços da sua oficina.

Com um bom capital de giro, você poderá contratar mais funcionários para realizar algum serviço extraordinário ou adquirir mais peças que têm uma boa saída no balcão — caso sua oficina também tenha casa de peças.

É muito comum vermos gestores que não conseguem realizar determinados trabalhos por não terem dinheiro suficiente para começar. Nesses casos, o reinvestimento de lucro em capital de giro é uma excelente alternativa.

Criação de reservas financeiras

A criação de reservas financeiras também é uma espécie de reinvestimento que poderá ser aplicada em seu negócio.

Essa prática previne que a empresa passe por dificuldades financeiras em períodos de baixo volume de vendas ou serviços. Também pode servir para armazenar um valor para adquirir algum bem futuramente ou investir na ampliação ou modernização da oficina mecânica.

No entanto, é importante observar a escolha do plano de investimento que será realizado. Escolha por pacotes que forneçam um bom retorno, mas de modo seguro. Nada de investimentos de risco. Estamos falando em criar uma reserva financeira para o seu negócio e não aproveitar o lucro para investir no mercado financeiro.

Apesar de obter um excelente retorno, o investimento no mercado financeiro possui uma série de outros fatores que devem ser analisados com muita cautela por profissionais especializados.

Por fim, é importante para o gestor de uma oficina mecânica saber que não existe uma “bola de prata” quando se fala em reinvestimento de lucros. O que deve ser feita é uma profunda análise dos fatores que envolvem todo o investimento e saber o quanto de retorno ele trará ao negócio.

Gostou deste artigo sobre reinvestimento? Então, para ficar por dentro de diversos assuntos sobre gestão de oficinas mecânicas, assine nossa newsletter!