carros antigos

Restauração de carros antigos: como começar a atuar nesse mercado?

Independentemente da sua motivação para realizar a restauração de carros antigos, esse é um trabalho que requer tempo, habilidade, paciência e, obviamente, uma boa oficina com as ferramentas certas para o trabalho. Para um amante de carros clássicos, trazer um veículo de volta à vida é uma experiência gratificante e que pode resultar em lucro ao restaurá-lo para algum cliente.

Os carros clássicos originais estão se tornando uma raridade em nosso país e muitos são caros demais para um colecionador comum. Isso significa que mais entusiastas de tais modelos estão se voltando para a restauração como uma forma de ter o carro dos sonhos a um preço mais acessível. Isso faz com que muitas pessoas procurem oficinas mecânicas especializadas em restauração.

Mas você sabe como atuar no mercado de carros antigos? Neste post, mostraremos alguns fatores aos quais é preciso estar atento antes de começar a atuar no segmento. Acompanhe!

Ler e se inteirar sobre o mercado

O conhecimento é a melhor ferramenta que você tem para a restauração de carros clássicos, assim como em qualquer outro tipo de empreendimento. Todos os seus recursos não serão muito úteis caso você saiba pouco sobre a execução do projeto. Portanto, aprenda o máximo que puder antes de começar: a internet e as revistas são uma grande fonte de informação.

Mas a melhor recomendação é consultar um vendedor de peças clássicas de automóveis e perguntar a ele tudo o que sabe sobre o projeto. Um especialista em restauração de carros clássicos pode ensinar tudo o que você precisa saber e até mesmo orientá-lo para ter certeza de que terá sucesso.

Descobrir as peças e tecnologias utilizadas para a restauração

Restaurar um carro é um grande compromisso. É fácil subestimar questões como o custo das peças e das ferramentas necessárias para realizar determinados trabalhos. A menos que você planeje terceirizar seu projeto de restauração para um especialista em carros clássicos, o maior gasto que vai enfrentar é com ferramentas, equipamentos e materiais necessários para concluir o trabalho com um alto padrão.

Saber quais itens comprar antes de começar não só ajudará a controlar o orçamento como também poupará muito tempo e energia. Abaixo, listamos as ferramentas de que você provavelmente precisará ao longo do projeto:

  • alicate;
  • macaco de chão;
  • chaves de fenda
  • escovas de arame;
  • brocas;
  • tesoura de chapa metálica;
  • soquetes e uma chave inglesa;
  • ferramentas elétricas (verificador de tensão, compressor de ar etc.).

Além dessas ferramentas simples, você também pode precisar de:

  • moedor;
  • soldador;
  • maçarico;
  • jack fica de pé;
  • suporte do motor e guindaste do motor.

Para economizar, recomendamos contratar essas ferramentas quando forem necessárias. Algumas delas requerem habilidade e conhecimento especializado, portanto esteja preparado para obter ajuda em determinadas tarefas ou invista em um curso de treinamento para realizar o trabalho sozinho.

Ter um conhecimento especializado sobre acabamento e pintura de veículos

Pintura e acabamento danificados são um problema que a maioria dos carros antigos apresenta. Mesmo que tenham sido bem cuidados, os veículos clássicos tendem a desenvolver pinturas desbotadas e danos na forma de manchas de ferrugem, por exemplo.

Para obter os resultados mais satisfatórios e eficazes, você precisa lidar com a restauração do automóvel e da pintura de frente. Não há atalho quando se trata de restaurar a pintura e os painéis da carroceria. Além disso, aprender a retirar amassados ​​e reconstruir os painéis da carroceria do zero requer prática e paciência.

Ter originalidade e personalidade

Um debate que se arrasta no mercado de carros clássicos há muito tempo é se você deve restaurar o veículo de acordo com a sua condição original ou adicionar o talento e a personalidade profissionais à mistura. Alguns argumentariam que os carros clássicos devem retomar à condição em que estavam quando saíram da linha de produção, com tudo (desde a alavanca de câmbio até o escapamento) reformado para se parecer com o componente original.

Porém, apesar de ser verdade que a originalidade absoluta terá um preço mais alto quando se trata de vender o carro, pode ser melhor seguir seu instinto e injetar toques pessoais conforme você avança no projeto. O carro deve ser modificado para agradar ao cliente, então consulte-o para a escolha das cores e opções de design em vez de optar por aquelas pré-atribuídas pela aparência original do carro.

Disponibilizar tempo e dinheiro

É muito importante saber quanto tempo você precisa dedicar ao projeto. Algumas restaurações demoram meses, devido à disponibilidade de peças e ferramentas necessárias nas proximidades. Em contrapartida, outros projetos demandam mais tempo para serem concluídos e exigem muito esforço.

Se você não tiver disponibilidade suficiente, seu projeto estará fadado ao fracasso desde o início ou estagnará por um tempo. Portanto, certifique-se de que pode se concentrar totalmente no projeto sem que isso interfira em sua vida familiar ou profissional. O valor pode variar de acordo com o carro que você compra para restaurar ou que aparece em sua oficina e de quanto trabalho é necessário.

Vale a pena dar a si mesmo um orçamento e encontrar um carro que se adapte a ele (com relação ao custo inicial e a quanto você estima que terá de gastos) em vez de se apaixonar pelo veículo e fazer um orçamento em torno dele. Além disso, deve ser um carro com o qual você se sente entusiasmado, visto que vai investir bastante energia e tempo nele.

Utilizar peças originais

A restauração completa de um carro clássico é impossível sem peças de qualidade e originais: não ter acesso a elas é um pesadelo para quem entra nesse negócio. Logo, primeiramente você precisa se perguntar se tem os contatos ou conhece uma empresa que venda as peças do carro em que está trabalhando.

Com as dicas acima, fica muito mais fácil atuar no mercado de restauração de carros antigos. Vale lembrar que é muito importante estudar e conhecer sobre o assunto para oferecer um serviço de excelência a seus clientes. Além disso, é essencial contar com uma empresa como a Takao, que disponibiliza o maior portfólio de peças para motor do Brasil, inclusive para carros antigos.

Quer acessar mais informações sobre esse mercado? Então, assine já a nossa newsletter e receba atualizações em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.