Robôs nas fábricas

Robôs nas fábricas: bom ou ruim?

Há tempos atrás, quando pensávamos em um futuro com robôs nas fábricas trabalhando junto aos seres humanos parecia algo muito distante. Porém, como em um piscar de olhos, este futuro chegou. É uma realidade cada vez mais presente em aplicações diversas em montadoras de automóvel.

Análise

Claro que a introdução do recurso dos robôs não tira a importância dos operários. Na verdade, eles estão presentes para ajudarem os humanos, assumindo os trabalhos mais insalubres. É muito fácil ver nas montadoras eles andando sozinhos com um funcionário ao lado em um computador analisando o andamento de todo o processo.

Devemos então ver um robô com bons olhos? Sim! A ideia na utilização dos robôs é ajudar os homens para que façam menos esforço, como, por exemplo, abaixar para colocar a roda do carro ou se esticar para verificar o teto. Essa nova forma traz maior produtividade e maior qualidade nos processos e, por consequência, reduz erros e diminui tempo de trabalho.

Exemplos dessa nova forma de trabalhar é a fábrica da Jeep em Goiana (PE). É função de um robô controlar a altura da carroceria na linha de montagem facilitando o trabalho do operário que vai apertar o parafuso, colocar alguma peça ou fazer uma checagem.

Conclusão

Ou seja, os robôs trabalham para os humanos com funções bem definidas e limitadas e são ajudantes. Em muitos cenários ainda, os robôs não conseguem substituir o homem. Basta olhar para o aumento competitivo no mercado de luxo que traz uma demanda cada vez maior por customização. Algo que os robôs não parecem ainda muito preparados. Segundo a Bloomberg, os humanos conseguem mudar uma linha de produção em um final de semana – enquanto os robôs precisam de semanas para serem reprogramados e realinhados.

Ou seja, receba um robô de braços abertos! Ele é uma máquina de grande ajuda e dificilmente tomará o lugar de um operário.

Homens que somam com robôs, desenvolvem um trabalho melhor. Robôs que somam com homens, ajudam tanto que pode-se dizer que têm um coração humano!

Tecnologia e pessoas se encaixam perfeitamente. Cada um tem seu lugar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.