Perder vendas por não ter um produto ou deixar determinados itens se deteriorando no estoque é um pesadelo de muitos donos de oficina mecânica. A forma mais eficiente para resolver ambos os problemas é usar a estratégia de dimensionar estoque.

Muitos empresários desse ramo não sabem exatamente como fazer isso e se utilizam de formas equivocadas para saber a quantidade exata de produtos que precisam ficar armazenados.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para que você faça o dimensionamento correto do seu estoque, evitando o risco de ficar sem alguns produtos ou deixá-los parados. Acompanhe!

Identifique o fluxo de entrada e saída de mercadorias

O primeiro e mais importante passo para dimensionar estoque com eficiência na sua empresa é saber identificar com qual frequência os produtos entram e sem da sua oficina. Esse é um trabalho de observação. Então, a partir de hoje, comece a acompanhar de perto a movimentação diária do estoque.

Fazendo isso por alguns dias, você terá uma base estimada tanto das quantidades quanto dos tipos de produtos que entram e saem da sua empresa. Assim será mais fácil saber a média de entradas e saídas em determinados períodos, bem como calcular a demanda futura de produtos.

Fique atento aos períodos de sazonalidade

Além disso, também é necessário verificar os períodos de sazonalidade, em que alguns serviços em especial são mais solicitados. Um exemplo clássico são os problemas relacionados à bateria dos veículos durante o período do inverno.

É sabido que nos meses mais frios os proprietários costumam ter problemas com essa peça fundamental dos seus veículos, que, geralmente, requer troca ou manutenção.

Outro exemplo de serviços sazonais é a manutenção em sistema de arrefecimento ar-condicionado em períodos muito quentes. Além disso, em determinadas regiões, essa demanda pode se estender além dos dias do verão. Em períodos de férias de fim de ano também aumentam os serviços na oficina.

Ou seja, você precisa ficar atento a essas épocas e saber que, durante determinado período, seu estoque se movimentará de forma diferente do normal. Muitos costumam se enganar e acabam cometendo o erro de adquirir muitos produtos para um determinado serviço, acreditando que ele será realizado por muito tempo.

Sendo assim, podemos afirmar que os períodos de sazonalidade são bastante subjetivos e, somente conhecendo bem o seu mercado, você poderá realizar o dimensionamento do estoque de forma correta e eficiente.

Faça um inventário periodicamente

Um dos maiores erros cometidos pelos proprietários de oficinas mecânicas é não realizar o inventário periodicamente. Você precisa realizar a contagem do seu estoque com certa frequência — de preferência, toda semana.

Isso evita que você seja pego de surpresa pela falta de determinado item que tem uma saída muito grande, seja ela ocorrida naturalmente durante o ano ou por motivo de um período de sazonalidade.

O controle realizado por um sistema informatizado ou planilhas é muito importante. No entanto, contar somente com eles pode ser perigoso. Por isso é fundamental que as quantidades constantes dos controles sejam frequentemente confrontadas com as contagens reais do estoque.

Faça um planejamento de compras baseado na movimentação do estoque

Depois de ter realizado a observação de entradas e saídas do seu estoque, dos períodos e situações de sazonalidade e, principalmente, após ter criado uma regra ou procedimento para realizar a contagem física dos produtos armazenados, chegamos a outro ponto muito importante: a movimentação de compra.

Quando todas as etapas estão claras, fica mais fácil realizar a aquisição de materiais e peças de reposição. É importante, porém, que você faça um planejamento das compras que serão realizadas ao longo de um ano.

Você pode iniciar o ano adquirindo os produtos que são mais solicitados pelos clientes que estão de férias e farão viagens longas. O término do verão é o momento em que as vendas podem cair; então, as compras devem diminuir.

Chegando o inverno, é possível que alguns serviços extras comecem a surgir, portanto você precisará adquirir itens para suprir essa necessidade. Ao final do ano, inicia-se o período de preparação para as festas e férias novamente, e todo o ciclo se repete.

Esse é somente um exemplo, e obviamente tudo pode mudar dependendo da sua região e dos acontecimentos locais. O que precisa ficar claro é que dimensionar estoque é uma atividade que requer um amplo conhecimento do seu mercado.

Portanto, não há como conhecer a área de atuação de uma empresa sem a observação e análise profunda das suas variáveis ao longo de um determinado período.

Utilize um bom software para dimensionar estoque

Por fim, não podemos deixar de destacar a importância dos softwares de gestão de estoque no processo de dimensionamento. A tecnologia surgiu para ajudar a conectar pessoas em qualquer lugar do mundo. Esse benefício de conectividade e integração invadiu as empresas e transformou as suas formas de gestão.

Atualmente, quem não utiliza as novas tecnologias pode ficar para trás. Em se tratando de gestão de estoques, isso não poderia ser diferente. Afinal, ter um sistema que faz o controle de entradas e saídas de produtos pode ser a solução definitiva para conhecer as movimentações de itens em sua empresa e aplicar as estratégias mencionadas neste artigo.

Além de realizar a baixa e entrada automática de produtos no seu estoque, um sistema de gestão deve ter a funcionalidade de emitir relatórios detalhados sobre a sua movimentação.

Dessa forma você poderá identificar facilmente os períodos de sazonalidade, materiais ou peças que têm a maior saída, bem como poderá saber quais são aqueles que ficam armazenados por muito tempo.

Com esse tipo de informação, ficará mais fácil fazer a gestão do seu estoque. Um sistema desse tipo proporcionará mais agilidade, além de fornecer informações precisas, auxiliando nas suas decisões e tornando-as mais assertivas.

Utilizando essas estratégias, a tarefa de dimensionar estoque será uma atividade simples em seu negócio e você poderá ter a tranquilidade de não perder vendas pela falta de alguns produtos ou perder dinheiro mantendo-os armazenados.

Gostou do artigo de hoje? Que tal continuar aprendendo sobre esse assunto? Então, confira nosso post contendo 8 estratégias para fazer os produtos girarem dentro da sua oficina mecânica.