Todo gestor que preze pelo seu negócio se preocupa em implementar e otimizar processos que tragam melhorias e lucro. E mesmo em uma oficina mecânica, que geralmente é sinônimo de um ambiente repleto de óleo, graxa e ferramentas espalhadas, essa preocupação é válida. Afinal, qual cliente se sentiria à vontade para confiar em uma empresa que não transmite cuidado e credibilidade?

Neste post, você vai aprender mais sobre um método simples e eficiente de aumentar e manter o nível de organização e limpeza da sua oficina: o programa de qualidade 5S. Com certeza você já deve ter ouvido falar nele, mas agora aprenderá, na prática, como utilizá-lo para trazer benefícios reais ao seu negócio. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é o programa de qualidade 5S?

O 5S é um programa japonês de gestão de qualidade empresarial. Criado após a Segunda Guerra Mundial para ajudar na reconstrução do país asiático, foi aperfeiçoado a partir de orientações de especialistas norte-americanos.

Os 5S

São cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra “s”, que representam princípios básicos e bastante úteis:

  • Seiri, o senso de utilização, visa tornar o ambiente de trabalho menos poluído e mais utilizável, tantos no aspecto visual quanto no funcional;
  • Seiton, o senso de arrumação, visa separar cada coisa em seu devido lugar, em um processo continuado do primeiro passo;
  • Seiso, o senso de limpeza, tem foco no cuidado do ambiente de trabalho, tornando-o satisfatório, confortável e positivo para funcionários e clientes;
  • Seiketsu, o senso de higiene ou padronização, gera melhorias constantes no ambiente de trabalho, criando normas claras que vão afetar positivamente a saúde de todos;
  • e Shitsuke, o senso de autodisciplina, garante a execução contínua do programa, além da melhoria de processos.

Como e quando ele pode ser implementado em uma oficina mecânica?

Uma oficina tem o ambiente perfeito para receber o programa de qualidade 5S. Isso porque, com um grande volume de veículos, peças, máquinas e ferramentas interagindo diariamente entre si, clientes e funcionários precisam se sentir seguros e à vontade para confiarem naquele negócio.

Cada “S” tem uma aplicação exata e pode ser bastante útil para a melhoria de processos e maior obtenção de lucro. Todos os setores de uma oficina podem ser impactados com a implementação do programa, e não apenas a parte operacional, que compreende só a mão de obra. Confira:

Seiri

Classifique todos os objetos, ferramentas e máquinas utilizadas de acordo com a frequência de uso. Com base nisso, armazene todo o material que for constantemente utilizado em um local próprio e fácil de achar. Com isso, você conseguirá liberar espaço livre e economizar tempo.

Seiton

O material que não for constantemente utilizado, por sua vez, deve ser etiquetado e devidamente armazenado em outro local. Dessa forma, melhora-se o uso do que é útil e separa-se do que não é, colocando cada coisa em seu lugar e evitando desperdícios.

Seiso

Foi-se a época em que oficinas mecânicas eram sinônimo de sujeira e bagunça. Mesmo tendo contato com óleo, graxa e outros elementos do tipo, o trabalho nesses locais deve prezar arrumação e, claro, limpeza. Afinal, os funcionários devem se sentir bem, e os clientes confiantes de que esse é um ambiente bom e saudável.

A oficina moderna pede melhorias. Ilumine o ambiente, mas preze pela iluminação natural. Invista em uniformes e preze pela identificação de cada funcionário, além, claro, de cabelo e barba sempre cortados.

Seiketsu

A padronização de processos é fundamental para que uma estratégia tenha sucesso dentro de uma empresa. Para isso, você precisa registrar e analisar dados para assim pensar o que deve ser mudado, implantado ou cortado. Planilhas são uma boa ideia para isso.

Estenda o cuidado com o coletivo aos funcionários, repassando a eles a responsabilidade com a oficina. Como eles têm mais contato diário com processos e ferramentas operacionais, vão poder dizer com mais propriedade quando algo não vai bem.

Shitsuke

Apesar de ser o último princípio do programa de qualidade 5S, ele pode ser aplicado desde o começo da estratégia. Isso porque autodisciplina é um processo que deve ser incentivado pelos gestores. Invista em treinamentos e reuniões para que toda a equipe entenda a importância de criar um ciclo que constantemente é melhorado.

Quais as vantagens de utilizá-lo?

São várias as vantagens de se utilizar o programa de qualidade 5S em uma oficina mecânica. Os principais, no entanto, você confere abaixo:

Aumento da produtividade

Com um ambiente de trabalho mais organizado e limpo, além de uma equipe mais integrada e responsável, seus funcionários vão produzir mais e melhor em menos tempo. Dessa forma, aumenta-se o volume de trabalho, o número de atendimentos a clientes e, consequentemente, o faturamento do negócio.

Impacto positivo na qualidade dos serviços

O programa de qualidade 5S tem impacto direto no tipo de serviço que é prestado. Isso porque todos os princípios contribuem para a criação e conservação de um clima agradável para o trabalho. Dessa forma, os trabalhadores se sentem motivados a entregarem resultados cada vez melhores. Além disso, em um ambiente organizado e limpo, é claro que o serviço entregue terá maior qualidade.

Melhora no ambiente de trabalho

O 5S gera uma cultura de disciplina que é facilmente percebida por qualquer pessoa que tenha conhecido a empresa antes da implantação do programa. Com ele, os funcionários ficam mais unidos e todos (incluindo gestores) contribuem para a melhora do clima organizacional. E em um ambiente saudável, você já sabe que o aumento da produtividade vem acompanhado de maior qualidade, não é mesmo?

Valorização da empresa

Essa valorização se dá por parte dos próprios funcionários, mas também dos clientes. Qualquer pessoa que vir a diferença no ambiente após a implantação do programa vai poder confiar na oficina a partir da imagem de seriedade e credibilidade que ela passa. E isso traz inúmeros benefícios.

O programa de qualidade 5S, mesmo tendo sido criado no Japão há tanto tempo, ainda é atual e muito útil para qualquer empresa, incluindo as oficias mecânicas. Agora que você aprendeu mais sobre ele, como implantá-lo e quais os seus benefícios, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados à sua oficina!