É um grande erro pensar que falar de carros seja algo apenas do universo masculino. Pesquisas mostram que o consumo das mulheres no mercado de automóveis está cada vez mais significativo e pode ser um diferencial importante para o seu negócio.

Além de representarem uma parcela significativa do mercado consumidor de carros, as mulheres são clientes fiéis e influenciadoras e isso só tende a crescer. É imprescindível pensar no papel da mulher nesse ramo e como isso pode afetar suas vendas.

Como estruturar um negócio automotivo a ponto de chamar a atenção do público feminino? Confira agora respostas para essa e outras perguntas:

O cenário atual das mulheres no mercado automotivo

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio, em 2015, apontou que cerca de 45% das compras de automóveis no Brasil são realizadas por pessoas do sexo feminino. Algumas montadoras de carros têm investido mais nesse público, afinal, na hora de comprar um veículo, as mulheres observam muito mais o design do carro e como ele pode oferecer conforto.

Esse dado deixa claro que, cada vez mais, a presença das mulheres no mercado de automóveis tem sido marcante. Isso deve ser decisivo na hora de estruturar um negócio e fazer todo o planejamento para atender bem os clientes.

Sendo assim, concorrer pela atenção do público feminino no mercado automotivo deve ser uma nova tendência de investimento nesse ramo.

Como atender a demanda do público feminino

O aumento das vendas de carros para as mulheres influencia todo o mercado automotivo. Mecânicos e outros profissionais do meio passaram a ser mais procurados por elas, o que aquece o mercado e gera a busca por inovação.

Veja algumas dicas importantes para se adaptar a esse cenário e atender a demanda do público feminino:

Seja honesto

A honestidade indica que uma pessoa não vai enganar outra para obter lucro. Essa qualidade é muito procurada tanto por homens como por mulheres. É verdade que muitas mulheres não têm uma boa noção da parte mecânica de seu carro e, por isso, muitos profissionais desonestos tiram proveito da situação.

Tornou-se comum ouvir mulheres comentando de situações em que o mecânico trocou uma peça ou mesmo fez um serviço no carro que não teria necessidade nenhuma. Essa falta de honestidade pode render mais de início, mas fará com você perca a cliente e, provavelmente, as amigas dela também não irão até a sua oficina caso precisem.

É essa a imagem que você quer passar no mercado? Trabalhar com honestidade só vai te trazer benefícios, tanto com as mulheres como com os homens que procuram seus serviços.

Respeite as mulheres

É verdade que o respeito é fundamental para ser bem-sucedido nos negócios com qualquer pessoa, seja homem ou mulher. No entanto, muitas mulheres se sentem intimidadas ao entrar em oficinas mecânicas. Esse ambiente masculino muitas vezes vem acompanhado de atitudes pouco profissionais, como olhares maliciosos e comentários inconvenientes.

Conversar com seus funcionários e mostrar qual é a postura correta dentro da oficina para tratar todos os clientes, independente do sexo, fará com que as pessoas voltem a procurar seus serviços.

Antigamente, as oficinas mecânicas tinham pôsteres de mulheres seminuas espalhados pelas paredes. Esse tipo de ambiente era restrito para homens. Mas mundo se modernizou e essas práticas devem ser deixadas de lado. Manter o ambiente agradável para uma cliente é um dos fatores que a farão fechar negócio com você e até indicar seus serviços a outros.

Como incluir ainda mais as mulheres no mercado de automóveis

Como já foi dito, as mulheres passaram a ter um grande impacto nos lucros das empresas desse ramo. Para que esses resultados sejam ainda mais expressivos, algumas medidas podem ser tomadas para tornar esse meio ainda mais acessível:

Monte cursos de mecânica básica

A maioria das mulheres não entende muito bem do funcionamento mecânico de um carro. Mas isso não significa que elas não gostariam de conhecer melhor os veículos que possuem. Participar de cursos onde os instrutores e os alunos são na maioria homens pode causar um certo embaraço para muitas mulheres.

Dessa forma, aproveitar o espaço da sua oficina para oferecer cursos de mecânica básica voltados para o público feminino é uma ótima forma de chamar a atenção das clientes.

Elas provavelmente se sentirão bem confortáveis para aprender um pouco mais sobre os veículos na companhia de outras mulheres que tenham a mesma vontade de adquirir esse conhecimento.

Uma boa sugestão seria ensinar itens básicos de segurança e manutenção, como o que deve ser verificado no carro periodicamente e até mesmo como realizar a troca de um pneu caso seja necessário.⁠⁠⁠⁠

Contrate mulheres para trabalhar no seu negócio

As mulheres no mercado de automóveis também estão, aos poucos, ganhando espaço não só no lado consumidor, mas também no profissional. Muitas montadoras passaram a contar com engenheiras e gestoras.

Contratar mulheres para trabalhar com você faz com os seus serviços sejam mais atraentes para as outras pessoas do sexo feminino. Elas têm uma ideia mais precisa do que chama atenção do público feminino e sabem quais são as necessidades específicas desse público ao usar um carro.

Sendo assim, contratar mulheres para trabalhar na sua oficina provavelmente fará com as suas clientes se sintam à vontade no ambiente e sejam mais bem atendidas (e entendidas) do que seriam se o local só contasse com homens.

É verdade que nem sempre será possível encontrar uma mulher especializada em mecânica. Enquanto isso, você poderia colocar uma para cuidar da parte administrativa ou qualquer outra área em que se tenha contato com as clientes.

Sua funcionária pode até mesmo dar dicas de como preparar melhor o local de trabalho, de forma que fiquei confortável para receber as clientes.

Leve em conta os desejos das consumidoras

É fundamental levar em conta os desejos dos clientes para atraí-los e fazer com que eles se sintam realmente inclinados a fechar negócio com você. Sabendo disso, entenda o perfil das mulheres que procuram por seus serviços e procure adaptar seu ambiente para que elas se sintam mais confortáveis.

Por exemplo, se elas forem mães e geralmente andarem junto com seus filhos, pode ser um grande atrativo colocar uma área com conteúdo infantil para as crianças brincarem. Assim, elas se sentirão tranquilas durante o tempo de espera e até poderão aproveitá-lo para realizar outras atividades enquanto a criança está entretida.

Outra alternativa para chamar a atenção desse público é colocar uma manicure à disposição para fazer as unhas das clientes. Boa parte das mulheres já faria isso em outra hora, então é uma ótima forma de agregar valor aos seus serviços.

Algumas oficinas mecânicas já têm apostado nessas modificações e isso tem chamado muito a atenção do público feminino, trazendo excelentes resultados.⁠⁠⁠⁠

É nítido que as mulheres no mercado dos automóveis estão ganhando cada vez mais espaço. Por isso, investir em um ambiente que atraia o olhar feminino é fundamental para chamar novos clientes e conquistar esse novo perfil de consumidoras.

Gostou de saber a importância das mulheres no mercado dos automóveis? Quer ler mais assuntos de qualidade como este? Então siga as nossas páginas nas redes sociais!