Saber calcular e definir o salário do mecânico é uma tarefa de extrema importância dentro da empresa. Afinal de contas, uma má definição pode fazer com que o seu negócio tenha prejuízos tanto financeiros quanto aqueles causados por funcionários insatisfeitos.

De fato, o salário não é o único fator que motiva os colaboradores a desempenhar suas atividades com excelência. No entanto, quando a remuneração está muito abaixo do que se entende como justo, as chances de desmotivação e indiferença são grandes.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele você descobrirá quais são os principais elementos a serem considerados na hora de definir o salário do mecânico. Acompanhe!

Tenha uma política salarial clara e bem definida

A forma mais justa de definir o salário de um colaborador é estabelecer uma política salarial transparente e acessível. Em termos técnicos, significa que você precisa ter um Plano de Cargos e Salários (PCS). Engana-se quem imagina que esse método é usado comente por grandes empresas. Ele também pode ser aplicado na sua oficina!

Nessa ferramenta, você mapeará exatamente os passos que um colaborador deve seguir para crescer na empresa e ter o seu salário gradativamente aumentado. Por exemplo, o mecânico inicia no nível 1 e vai crescendo na medida em que adquire mais tempo de casa e experiência na sua empresa.

Apesar de ser uma metodologia efetiva, tome cuidado para não engessar os salários da sua oficina. Caso seja necessário contratar um mecânico especialista em alguma área e o salário dele seja maior que o da sua base, você precisa ter o jogo de cintura para adequar a remuneração à realidade do funcionário, pesando o que pode ser melhor para o seu negócio.

Para que o PCS não seja uma estratégia estática e imutável, você também deve seguir o que mencionaremos no próximo tópico. Continue lendo!

Analise a média de mercado do salário do mecânico

O mercado, de forma geral, é o que dita as regras de preços de praticamente tudo o que é comercializado no Brasil. Isso também vale para o piso salarial. Se você definir o salário do mecânico abaixo da média, duas situações podem ocorrer.

Primeiro, você pode contratar um profissional desqualificado ou com um nível abaixo do esperado; ou, simplesmente, perderá o colaborador para outra empresa que pague um salário melhor.

O ideal é que você conheça a média salarial das empresas do mesmo ramo e porte que a sua. Cuidado para não comparar os valores com negócios muito pequenos ou grandes em relação à sua oficina, pois em ambos os casos pode haver diferenças gritantes, tanto para mais quanto para menos.

Monte um pacote de benefícios

Outro fator que você pode considerar na hora de determinar o salário do mecânico é oferecer um pacote de benefícios.

O vale-transporte e alimentação são os mais comuns, mas por serem obrigatórios na maioria das empresas, você deve tentar oferecer benefícios que não costumam ser praticados no mercado tradicional e que fariam um profissional trabalhar em sua empresa por um salário inferior.

Oferecer bons cursos e treinamentos de capacitação, por exemplo, é um excelente benefício e que é muito bem-visto pelo profissional de mecânica automotiva, que, obrigatoriamente, deve passar por reciclagens com frequência.

Faça parcerias com algumas empresas para oferecer descontos aos seus colaboradores. Como se trata de um benefício extra, você pode utilizar a sua criatividade para conceder benefícios reais ao seu colaborador, que façam com que ele queira trabalhar na sua oficina com determinação, entusiasmo e motivação.

Estabeleça um percentual por produtividade

Outra dica interessante para fixar o salário do mecânico é estabelecer um percentual de adicional por serviço concluído corretamente. Dessa forma, você cria um ambiente de motivação, estimulando que o profissional execute uma tarefa até o fim e no tempo adequado.

Para manter o controle, você deve criar indicadores de qualidade para que o mecânico não faça o trabalho de qualquer forma para conclui-lo logo e partir para outro. Isso pode ser extremamente prejudicial à qualidade dos seus serviços.

Para resolver esse problema, você pode fiscalizar o trabalho do mecânico ou, simplesmente, criar uma rotina de conferência. Por exemplo, um profissional executa o serviço e, em seguida, outro verifica se tudo foi realizado da forma ideal.

Porém, se você determinar um percentual por produção que seja justo, dificilmente isso acontecerá, pois o colaborador não terá aquela sensação de querer fazer mais em pouco tempo, já que ele está sendo bem remunerado por determinado serviço.

Considere a tributação incidente sobre o salário

Fixar o salário do mecânico é uma tarefa que impacta os dois lados, tanto a empresa quanto o colaborador. Não há como discutir sobre esse assunto sem tocar na questão da tributação incidente sobre os proventos de um funcionário.

Além do salário propriamente dito, o empregador deverá arcar com outras despesas, como FGTS, férias, 13º salário e possíveis rescisões contratuais. Esses valores devem ser considerados na hora de definir o salário do mecânico.

Existem casos em que o custo do colaborador — considerando os elementos mencionados — pode ser acrescido de 50% além do salário normal que ele recebe. Portanto, você pode utilizar outras estratégias para agregar valor ao colaborador, sem a incidência dessas despesas adicionais.

A principal delas é oferecer vantagens sem cunho salarial, como os exemplos que mencionamos no tópico sobre pacote de benefícios. Porém, você preciso ter extremo cuidado ao tratar dessas questões. 

A legislação trabalhista considera alguns benefícios como sendo obrigatórios para o recolhimento de tributos e composição de base de cálculo para o recebimento de outros proventos, como férias e 13° salário.

Por isso, antes de oferecer um benefício acreditando que não ele terá impacto sobre o custo trabalhista do seu colaborador, consulte o seu contador. Existem casos em que o funcionário é demitido e leva o caso à justiça, fazendo o empregador pagar multas e tributos sobre os benefícios concedidos.

Com todas essas dicas e elementos, definir o salário do mecânico será uma tarefa mais simples e padronizada. Quer receber mais dicas como essas em seu e-mail? Assine nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos conteúdos.