
Sustentabilidade e saúde: algumas boas práticas
Você sabia que existem alguns itens importantes que toda oficina deveria levar em conta tendo em vista a sustentabilidade , que ajudam a diminuir os impactos ao meio ambiente e de quebra reduzir alguns custos de manutenção?
Com certeza, existem várias medidas que podem e devem ser adotadas, mas para começar a colocar você mais perto deste assunto, vamos comentar sobre três práticas que as oficinas antenadas já colocam em prática:
Caixa separadora de água e óleo
Para evitar que os óleos e graxas sejam enviados à rede de esgoto ou às galerias de águas pluviais, é importante a instalação de canaletas de drenagem e da caixa separadora de água e óleo. Pense na quantidade de óleo que se utiliza dentro de uma oficina e imagine a dor de cabeça que você pode evitar com entupimentos!
Óleos lubrificantes usados
Você já sabe que com o tempo o óleo perde sua propriedade não servindo mais para uso. Quem vende óleo lubrificante ou apenas efetua a troca do mesmo deve sempre ficar atento na hora da troca, fazendo isso com muita atenção e disciplina: retirar o resíduo de óleo do motor ou equipamento e armazená-lo em local apropriado, seguro contra vazamentos, mistura com outras substâncias, e elementos que possam causar incêndios e quaisquer acidentes, para entregá-lo ao coletor autorizado pela ANP.
Ruído
Barulho em oficina é praticamente inevitável. Procurar ferramentas de qualidade, usar proteção nos ouvidos de forma adequada pode evitar problemas de saúde dos seus colaboradores, melhorando ao mesmo tempo o desempenho da equipe. Afinal, Poluição Sonora hoje é tratada como uma contaminação atmosférica através da energia (mecânica ou acústica) e merece nossa atenção, pois traz muitos problemas para o ser humano.
Pequenas atitudes podem colocar sua oficina no caminho da sustentabilidade. Pense nisso!