O treinamento de funcionários ainda é um desafio para muitas empresas. Em tempos de crise, o investimento em pessoas é um dos primeiros pontos a serem afetados na busca pela redução de custos.

Todavia, as organizações que aderem a essa prática contam com resultados favoráveis e que são um diferencial para sobreviver à retração da economia. Mesmo que sua empresa seja de pequeno porte, não dispense a capacitação de colaboradores.

Para te ajudar a entender melhor a importância do treinamento de funcionários, listamos alguns benefícios. Aqui você também vai encontrar tudo o que precisa saber para desenvolver os colaboradores de forma eficiente. Confira!

Benefícios do treinamento de funcionários

Os benefícios são muitos. Alguns são perceptíveis e outros nem tanto. O fato é que é de suma importância que a empresa tenha um plano sólido de desenvolvimento de pessoas para conquistar os resultados, como os listados abaixo:

Redução de custos

Quando sua equipe está devidamente treinada para realizar suas tarefas, é possível notar que os custos são reduzidos. Isso ocorre devido à diminuição do retrabalho e melhor aproveitamento dos insumos de produção.

Além disso, a empresa consegue reter seus talentos e controlar os gastos com contratação, demissão, admissão, etc. Uma organização que deseja se manter competitiva deve ter uma boa gestão financeira, e o treinamento contribui para isso.

Diminuição da rotatividade

Manter seus profissionais em desenvolvimento contínuo aumenta a motivação do grupo e melhora o índice do turnover, o indicador que mede a relação entre entrada e saída de funcionários em um determinado período.

Os talentos de uma empresa sentem a necessidade de crescimento e atualização. A organização que investe na capacitação de pessoas conta com colaboradores mais satisfeitos e que valorizam o emprego.

Vale ressaltar que a rotatividade representa um custo, conforme citado anteriormente. Essas despesas freiam o crescimento da empresa, pois o capital que poderia ser investido está sendo realocado para gastos resultantes do mau gerenciamento.

Profissionais mais competentes e produtivos

Independentemente do cargo que ocupa ou do ramo de atuação da empresa, todos os profissionais precisam ser treinados e atualizados para se tornarem mais competentes em suas tarefas e serem capazes de alavancar o crescimento da organização.

No caso de uma oficina mecânica, por exemplo, o treinamento possibilita que o comprador acompanhe as tendências do mercado, acerte nas aquisições e atualiza o mecânico em relação a problemas específicos e uso de novas peças.

São vários os benefícios da capacitação para as competências dos colaboradores. Para colher os resultados esperados, é fundamental que o gestor saiba conduzir um treinamento e escolha corretamente os temas tratados.

Maior qualidade dos produtos e serviços

Voltando ao exemplo de uma oficina mecânica, uma empesa que conta com funcionários capacitados consegue oferecer maior qualidade dos produtos e serviços. Esse é um diferencial que fideliza e faz aumentar o número de clientes.

O conhecido marketing boca a boca ocorre quando seu consumidor é bem atendido e ele passa a indicar sua oficina para os amigos sem que haja investimento financeiro para isso. As indicações são fundamentais para uma oficina, não é verdade?

Como ser eficiente no treinamento de funcionários

Muitos gestores falham na etapa de planejamento e execução do treinamento de equipe. Algumas vezes por falta de conhecimento, outras por falta de tempo e, em alguns casos, por falta de acreditar no retorno que a capacitação traz.

Ter um plano de desenvolvimento concreto ajuda na redução de custos, na efetividade da ação e na resolução de imprevistos. 

Na realidade de uma oficina mecânica, onde não é comum o mapeamento de indicadores, o gestor deve estabelecer métricas de avaliação para conseguir identificar corretamente quais são os temas relevantes para a capacitação dos funcionários.

Pense nas seguintes questões: “por que os clientes fazem o orçamento, mas não retornam para fazer o serviço?”, “minha equipe está atendendo bem?”, “existe perda de materiais resultantes do mau uso?”, “qual é o tempo médio de um serviço?”.

Com esses e outros questionamentos, será possível entender quais são as ocasiões que fazem sua oficina perder clientes e ter seu lucro comprometido para, então, atuar sobre essas oportunidades.

Estabeleça metas

Quem disse que em uma oficina os funcionários não precisam trabalhar com metas? Os objetivos passados ajudam a direcionar a atuação de cada um e permitem que o investimento em treinamento tenha o retorno esperado.

Caso você não saiba quais metas podem ser passadas, aqui vão alguns exemplos:

  • Diminuir o tempo de um serviço;
  • Oferecer um serviço adicional para aumentar o ticket médio;
  • Converter o maior número de orçamentos em serviços;
  • Reduzir o uso de um determinado material em x%.

Faça parcerias com seus fornecedores

Essa é uma excelente alternativa para reduzir os custos com treinamento e, ao mesmo tempo, melhorar o relacionamento com os fornecedores. Essa parceria é benéfica para os dois lados, por isso é interessante e possível utilizar desse método.

Os fornecedores são os que melhor conhecem o produto e querem fidelizar o comprador. Sendo assim, em acordo com a oficina, pode ser oferecido um treinamento de instalação de um motor, por exemplo, a partir do número de peças adquiridas.

Existem ainda muitas empresas do setor que desenvolvem uma plataforma com informações relevantes a respeito do mercado e que estão acessíveis ao consumidor. Acompanhar o blog dos fornecedores é uma ótima e rápida opção para se atualizar.

Desenvolva habilidades práticas sem esquecer-se da teoria

Outro erro muito comum nos treinamentos é o foco somente na teoria ou na prática. É preciso equilibrar as informações passadas para que potencialize a absorção do conteúdo e auxilie nas atividades do dia a dia.

Mesmo que em uma oficina mecânica os funcionários utilizem mais das habilidades práticas, o conhecimento da teoria possibilita a identificação de problemas e de soluções e permite oferecer ao cliente uma explicação confiável do serviço que foi executado.

Entendeu a importância de investir em treinamento de funcionários em sua pequena empresa? Gostou do post? Agora o próximo passo é ler o nosso conteúdo para aprender a gerenciar o RH de sua oficina e conquistar resultados ainda mais satisfatórios. Boa leitura!