Vendarketing para oficina: entenda porquê alinhar marketing e vendas

Todo empreendedor precisa saber de uma coisa: vendas e marketing podem (e devem!) caminhar juntos. Por isso, é importante conhecer o processo de vendarketing para oficina mecânica. Afinal, os negócios tendem a crescer muito com a fusão desses conceitos.

Pensando nisso, neste texto, vamos explicar a origem do termo vendarketing, partindo da junção desses dois campos e visando potencializar as afinidades entre eles. Tudo isso, em prol do desenvolvimento do negócio. Se você se interessou pelo tema, acompanhe-nos neste artigo para saber mais a respeito!

O que é vendarketing?

No seu negócio (ou na projeção do seu empreendimento), você costuma pensar que a equipe de marketing — assim como as suas atividades — está separada do time de vendas?

Isso é um erro relativamente comum, pois se baseia em um pensamento empreendedor ultrapassado de separar as ideias, em vez de aproveitar competências que conversam entre si — e que podem ajudar a concretizar uma venda, por exemplo.

Como o próprio nome já sugere, o termo vendarketing se refere a uma associação entre os campos de vendas e marketing. Considerando os impactos da evolução tecnológica, ele busca alternativas para alcançar os novos perfis de compradores, bem como contemplar as mudanças nos padrões de compras dessas pessoas.

Sabe-se que as compras online deram um salto nas últimas décadas. Hoje, valoriza-se a conveniência e — principalmente — a busca por melhores preços, uma vez que o cliente tem em mãos os motores de pesquisa, assim como acesso rápido e remoto a informações sobre os produtos de interesse.

Tendo isso em mente, é preciso saber como aplicar esse conceito de vendarketing para oficina. Uma alternativa é acompanhar as mudanças do setor, principalmente aquelas ligadas à otimização da forma como os seus produtos ou serviços são apresentados ao cliente. 

Como ele funciona?

O primeiro passo para a compreensão do processo é internalizar o fato de que é preciso acompanhar o seu cliente em todos os processos de compra — principalmente online. Mude também o comportamento de vendas da sua empresa. Pense que o vendarketing para oficina é uma forma de, ao mesmo tempo, informar, atrair e fisgar um possível comprador.

É uma maneira de ajudá-lo com um problema e deixá-lo ciente de que a sua empresa tem totais condições de fornecer-lhe o auxílio de que ele precisa. É uma cadeia infalível em que, mesmo quando não é concretizada a compra, ao menos o seu cliente se lembrará da sua marca.

Como aplicar o conceito de vendarketing em uma oficina?

Ao pensar no conceito, é importante considerar as estratégias do funil de vendas para o seu negócio. Nesse sentido, as oficinas mecânicas não se diferem de qualquer outra empresa, e precisam aplicar esse tipo de técnica.

Ou seja: é preciso estar presente na vida aquisitiva do seu cliente, desde o momento em que ele conhece um novo produto ou serviço, descobre que aquilo pode lhe ajudar a solucionar um problema, passa a considerar a compra ou assinatura e, finalmente, efetiva a transação.

Assim, para aplicar o conceito de vendarketing para oficina mecânica, deve-se alinhar as equipes de marketing e vendas de modo que haja uma compreensão da lógica de negócios da empresa, entendendo que são uma única entidade no que diz respeito a despertar o interesse do cliente. 

Quais passos seguir?

Ficou interessado em aplicar o conceito de vendarketing em sua oficina mecânica, mas ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Então, explicaremos melhor quais passos seguir!

Alinhe o espaço de trabalho

Como já vimos, a ideia central do vendarketing é o alinhamento entre marketing e vendas. Esse conceito deve não apenas ser discutido entre todos, mas também ser aplicado ao pessoal.

As equipes que desempenham tais funções devem reconhecer a importância dos respectivos trabalhos. Para isso, é preciso propiciar esse entendimento por meio de ações como reuniões semanais para potencializar o alinhamento das ideias.

É preciso deixar claro que a função do marketing é de criar oportunidades, enquanto o departamento de vendas deve concluir esse negócio.

Tenha em vista o retorno sobre o investimento

Apostar no alinhamento dos campos de vendas e marketing significa também calcular o retorno sobre o investimento (ROI) e, a partir dele, continuar ou repensar as estratégias utilizadas.

Divida as informações entre os setores

Todo o objetivo de implementar o conceito de vendarketing na oficina — ou em qualquer outro negócio — é de dividir a informação e lapidá-la da melhor forma possível. Assim, é possível oferecer a solução ao seu cliente na hora que ele mais precisa de ajuda.

Considere a análise de métricas

As métricas são úteis e ajudam na implantação do processo de vendarketing da forma mais lógica possível: com números.

Com elas, é possível medir o desempenho de cada departamento, promovendo soluções para todas as situações. Existe, por exemplo, uma forma de calcular a taxa de conversão de leads e o custo para atrair novos clientes.

Realize uma comunicação direta para otimização de resultados

É importante destacar que a comunicação constante entre os setores possibilitará a elaboração de uma estratégia mais assertiva para o momento de fechar negócios.

Uma comunicação que aconteça em um intervalo de tempo razoável — por exemplo, na forma de reuniões semanais — economizará tempo e aumentará a eficiência dos processos, gerando uma otimização dos resultados.

Perceba o efeito do marketing em suas vendas

Enfim, chegamos ao cerne de todo esse processo: o vendarketing aparece para nos fazer enxergar que, ao tentar unir as equipes de marketing e vendas, surge um oásis autossustentável de possibilidades para a sua empresa.

Afinal, como vimos, essas áreas nasceram para trabalhar juntas e pensar em um único processo que alivie os problemas que o cliente possa ter. Enquanto uma oferece a ideia, a outra apresenta a solução. E, com todas as possibilidades de resultados — que podem, inclusive, ser medidos —, já é de se esperar que essa estratégia esteja nos planos da sua empresa.

Agora que você já conhece a tática de vendarketing para oficina, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de todo o tipo de demanda que o seu negócio possa precisar. Até a próxima! 

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