Mesmo com a atual realidade brasileira, há quem não deixe para trás a viagem de férias com a família. E, para economizar, muita gente viaja de carro. Como sabemos, mesmo para viagens curtas ou longas é preciso fazer o check-up no carro para evitar acidentes e não estragar as tão merecidas férias da família.

Com essa oportunidade, você pode oferecer aos seus clientes instruções sobre o que eles podem fazer antes da viagem e garantir uma boa alavancada nos negócios. É a hora de fazer ligações, enviar e-mails e estreitar ainda mais esse importante relacionamento. Mostre a importância desse check-up e o quanto é importante não deixar para a última hora, já que muitas vezes pode acontecer de alguma peça precisar ser trocada, e isso leva um tempo que pode acabar afetando na data planejada da viagem que eles têm em mente.

A seguir, alguns itens que não dispensam checagem antes de viajar e que você pode mostrar aos seus clientes:

Pneus

– Checagem de pneus e estepe, se estão calibrados, e se o carro está alinhado e balanceado.
– Observar se há bolhas e, se houver, trocar imediatamente a unidade. Alerte que o pneu nesse estado pode até explodir (principalmente em rodovias, onde ele fica exposto a altas temperaturas, o que eleva sua pressão).

Freios e lanternas

– Análise do nível do fluido de freio, possíveis vazamentos que devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro é preciso fazer uma avaliação mais completa.

Motor

– Analisar se o óleo e o filtro precisam ser trocados.
– Analisar a bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. É importante lembrá-los de que eles podem pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva.

Extras

Ou você pode ainda oferecer uma lista básica do que eles não podem deixar de ver se está funcionando para que sua viagem seja 100% segura:

  1. Água da bateria.
  2. Água do limpador de para-brisas.
  3. Extintor de incêndio.
  4. Filtro de ar.
  5. Filtro de óleo.
  6. Fluido de freios.
  7. Fluido da direção hidráulica.
  8. Fluido do radiador.
  9. Óleo do câmbio.
  10. Óleo do motor.
  11. Palhetas de limpeza dos vidros.
  12. Pressão dos pneus.
  13. Vaselina na bateria.

Aproveite essa oportunidade para se aproximar dos seus clientes e também sair ganhando.