No mundo empresarial contemporâneo é preciso que as organizações busquem constantemente novas formas de realizar seus procedimentos, com o objetivo de aumentar sua eficiência. Por isso, a gestão de fornecedores de sua oficina mecânica é algo que merece total atenção. Por meio dessa estratégia de gerenciamento é possível se beneficiar em vários pontos, refletindo na qualidade das atividades do setor de compras.

Ter fornecedores bem gerenciados pode fazer com que a sua oficina mecânica obtenha uma vantagem competitiva extremamente relevante perante os concorrentes.

Nosso objetivo com este artigo é apresentar a definição de gestão de fornecedores, as formas de implantação em sua oficina, bem como algumas vantagens que a utilização dessa ferramenta administrativa pode proporcionar. Confira!

Definição de gestão de fornecedores

Apesar de pouco disseminada nesse meio de oficinas mecânicas, esta é uma atividade de extrema importância para a empresa.

Com ela é possível garantir a obtenção dos melhores serviços ou produtos do mercado, bem como condições de pagamento diferenciadas e prazos de entrega adequados à necessidade da empresa.

Ela visa organizar todos os processos que envolvem os fornecedores do seu negócio, como verificar falhas em prazos de entrega, produtos de baixa qualidade, entre outros detalhes.

De posse dessas informações, o gestor poderá selecionar os melhores fornecedores, aqueles que atendem todos os requisitos pré-estabelecidos.

Além disso, ter uma gestão de fornecedores eficiente também proporciona certa proximidade com essas empresas, facilitando a relação e consequentemente melhorando os preços, condições de pagamento e prazos de recebimento de mercadorias.

Pontos importantes para implantação da gestão de fornecedores

Organização da cadeia de suprimentos (SCM)

Muitos confundem a cadeia de suprimentos com a logística, pois as duas estão estritamente ligadas. No entanto, é importante saber que esses conceitos não são sinônimos.

A cadeia de suprimentos é uma ferramenta que integra todos os processos realizados por meio de fornecedores para que a empresa possa obter melhores resultados, sempre em busca da redução de custos de maneira correta.

Sendo assim, o primeiro passo para a implantação da gestão de fornecedores em uma oficina mecânica é a organização da sua cadeia de suprimentos.

Monitoramento da qualidade dos serviços ou produtos adquiridos

Outro passo importante para a gestão de fornecedores é o monitoramento da qualidade dos serviços ou produtos que são adquiridos de cada empresa fornecedora da sua oficina mecânica.

Ao verificar essa qualidade, o gestor pode selecionar apenas aqueles fornecedores que atendem aos seus padrões, especificações e exigências.

Conferência de certificações

Outro ponto importante que deve ser avaliado para que haja uma gestão de fornecedores eficiente são as certificações de qualidade que cada um deles possui, como, por exemplo, as ISO.

A certificação é um instrumento de verificação da qualidade do fornecedor, uma garantia de que os serviços ou produtos comercializados por ele têm procedência e podem ser confiados.

No entanto, isso não quer dizer que você deve excluir do seu cadastro aqueles fornecedores que não têm a certificação, nem que um fornecedor que a possua está isento de cometer erros no futuro e vir a ser excluído do seu cadastro.

Análise da localização do fornecedor

A gestão de fornecedores também verifica a localização da empresa com a qual se deseja adquirir algum produto ou serviço.

É importante que você tenha seus fornecedores em localidades próximas ao seu estabelecimento e, se possível, dentro do mesmo município ou estado. A proximidade pode influenciar no tempo de entrega e até mesmo na redução de custos com logística.

Caso isso não seja possível, é preciso buscar por empresas que atendam às suas necessidades dentro dos padrões de qualidade estabelecidos e que estejam o mais próximo possível da sua empresa.

Verificação da disponibilidade do fornecedor

Outro ponto que deve ser observado com atenção é a disponibilidade de entrega que um fornecedor possui.

Existem casos em que os fornecedores têm todos os quesitos desejáveis, conforme os descritos anteriormente, no entanto, suas entregas atrasam e isso pode gerar sérios problemas ao bom funcionamento operacional da sua empresa.

Sendo assim, é fundamental que você analise a disponibilidade dos seus fornecedores e, se necessário, retire de seu cadastro aqueles que não atendem às suas necessidades.

Agora que você já aprendeu os pontos principais para a efetiva implantação da gestão de fornecedores em sua oficina mecânica, é hora de conhecer as principais vantagens que a aplicação de um bom gerenciamento pode proporcionar:

Os 3 benefícios da gestão de fornecedores

1. Maior poder de barganha

A primeira vantagem que vamos destacar é a facilidade de negociação com fornecedores que essa ferramenta gerencial proporciona.

Como você terá várias empresas cadastradas em seu banco de fornecedores, criado a partir dos critérios que foram abordados neste artigo, será possível ter um poder maior de barganha com eles, podendo confrontar os preços das empresas e criar uma espécie de disputa entre os principais fornecedores.

Essa disputa pode ser com relação aos preços ou prazos de entrega. Você terá o poder de selecionar a empresa que oferecer as melhores condições.

2. Maior valor agregado no produto final

O produto final da sua oficina mecânica depende da qualidade dos materiais ou peças adquiridos e utilizados em sua execução.

Partindo deste ponto, podemos afirmar que a gestão de fornecedores influencia diretamente na qualidade e no valor agregado dos produtos vendidos ou dos serviços prestados por sua oficina mecânica.

Se a intenção for manter um alto padrão de excelência nas suas atividades, é possível incluir em seu cadastro de fornecedores apenas aqueles que oferecem os melhores produtos ou serviços.

3. Diminuição dos riscos com a falta de insumos

O último e principal benefício proporcionado por uma boa gestão de fornecedores é a segurança que a sua empresa vai ter em relação à falta de peças na hora de adquirir e fazer a reposição.

Isso porque caso algum fornecedor falhe na entrega ou não tenha o produto desejado, outros poderão ser consultados e o seu empreendimento não vai ficar desamparado.

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