Você já havia parado para pensar na possibilidade de usar o WhatsApp na oficina mecânica para interagir e melhorar a relação com seus clientes? Pois é, o WhatsApp marketing já não é novidade e existem negócios de diversas áreas, inclusive oficinas, que utilizam o aplicativo de mensagens para gerar novos negócios, aproximar-se do público e aumentar a lealdade com a empresa.

A popularidade e o uso frequente do WhatsApp podem explicar o crescimento dessa prática. Para você ter uma ideia, já são mais de 1 bilhão de usuários no mundo, segundo o próprio blog do aplicativo. O Brasil é o segundo país no ranking de donos de smartphones que mais usam o Whatsapp, de acordo uma pesquisa do MEF divulgada pelo portal Exame.

Os números são animadores do ponto de vista de quem investe, ou seja, para os empresários. No entanto, deve-se pensar também na relação com os consumidores. Como o contato via WhatsApp é extremamente pessoal, é importante garantir que as pessoas lhe dão a devida autorização para enviar mensagens. Sem permissão, você corre sérios riscos de perder credibilidade e os clientes.

Outra coisa que você pode fazer é disponibilizar o seu número de WhatsApp em seus materiais de divulgação e deixar que as pessoas cheguem até sua oficina.

Dito isso, selecionamos 6 formas de utilizar o WhatsApp como ferramenta de relacionamento e fidelização dos clientes. Acompanhe a seguir!

1. Envie alertas sobre os reparos

Quando um cliente deixa o seu carro na oficina e não pode ficar no estabelecimento para acompanhar o conserto, é natural que fique preocupado com o andamento do reparo. Uma das formas de reduzir essa ansiedade, além de manter os donos bem informados enquanto fazem seus afazeres diários, é usando o WhatsApp para disparar breves avisos com atualizações dos ajustes.

O legal é que como aplicativo suporta diversos tipos de mídia, você não precisa se limitar aos textos. Aproveite para tirar fotos, gravar áudios e filmar pequenos vídeos para enviar aos seus clientes. Assim, eles terão uma ideia mais clara dos problemas que tiveram que ser resolvidos.

Quando os reparos forem concluídos, use o aplicativo para alertar seus clientes. Dessa maneira, evita-se que eles venham antes ou muito depois da hora.

2. Promova conteúdos e dicas interessantes

O WhatsApp também pode ser usado para educar o mercado. Mecânica de automóveis não é assunto que todos os motoristas dominam, portanto, é uma boa abrir esse canal para orientar melhor seus clientes.

Você pode enviar semanalmente, ou na frequência que for combinada com os contatos, breves dicas sobre manutenção e cuidados com os veículos. Você pode explicar, por exemplo, como verificar que o óleo precisa ser trocado, quando os freios dão sinais que precisam ser revisados e alertar sobre a necessidade de fazer revisões antes de viagens.

Os formatos podem variar entre pequenos textos, vídeos, áudios e imagens que expliquem da forma mais clara e objetiva possível para o público. O bacana é que quanto mais relevante esses conteúdos forem, maiores serão as chances de os contatos compartilharem para amigos e grupos. O WhatsApp tem um grande poder de divulgação de notícias e informações, e as suas podem ser uma delas.

3. Tirar dúvidas dos seus clientes

Seguindo na linha dos conteúdos, você também pode adotar uma postura mais passiva. Em vez de só ir atrás dos contatos para espalhar suas ideias, aguarde-os e use o aplicativo como uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Muitas empresas já costumam utilizar seus perfis nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter, para atender as dúvidas, sugestões e reclamações do público. Não tem porque não usar também o WhatsApp, que até é mais prático tanto para você quanto para seus clientes.

4. Não faça propaganda explícita do seu negócio

Um cuidado enorme que você precisa ter com o uso do WhatsApp para fazer marketing é ao falar de si mesmo. Se tem um estilo de propaganda que vem caindo em desuso e perdendo efeitos é a publicidade de autopromoção, ou seja, aquela que vive falando bem do quanto seu negócio é bom, dos seus prêmios, seu reconhecimento, etc. Esqueça isso! Ou, pelo menos, diminua bastante.

O foco da sua comunicação, especialmente pelo WhatsApp, deve ser nas pessoas. Volte-se para os problemas e necessidades dos clientes. Eles não querem saber o porquê sua oficina é melhor que a concorrência, mas sim em ter suas dificuldades resolvidas.

Então, procure manter uma média de 80% a 90% dos conteúdos focados no público e somente de 10% a 20% falando da sua oficina. Quando o narcisismo é muito exagerado, as pessoas podem pensar que você está fazendo spam e lotando o WhatsApp com mensagens publicitárias desnecessárias. Logo, isso acarreta em perda de confiança, afastamento de clientes e diminuição de atendimentos/vendas.

5. Prepare orçamentos e marque horários de consertos

Imagine como seria simples para sua oficina e seus clientes se você pudesse agilizar orçamentos por mensagens? Você já deve ter visto pizzarias que atendem seus clientes pelo Facebook ou pelo WhatsApp para acelerar os pedidos, certo? O mesmo pode ser adaptado e feito para a sua oficina.

Por exemplo, se um cliente tem um pequeno problema no carro, como um arranhão ou um barulho estranho no motor, você pode sugerir que ele envie fotos ou vídeos para explicar e ilustrar os defeitos. Após isso, um orçamento pode ser preparado e enviado ao cliente poucos minutos ou horas depois.

Além de orçamentos, você também pode usar o WhatsApp na oficina mecânica para marcar horários de atendimento. Quando um cliente tem uma revisão, vistoria de seguro, alinhamento ou balanceamento para fazer, enfim, serviços que não necessitam de urgência, pode marcar a data e hora de forma antecipada pelo aplicativo. Não esqueça de passar essa marcação para o seu sistema de gestão ou agenda.

6. Atenda emergências

Mais até do que as redes sociais, o WhatsApp é um meio rápido de comunicação. E essa agilidade é tudo o que seu cliente mais necessita quando está precisando urgentemente dos seus serviços.

Imagine que ele se envolveu em um acidente ou teve um defeito que o obrigou a encostar o veículo na estrada. Pelo aplicativo, ele pode prontamente entrar em contato com você para enviar um mecânico para socorrê-lo. Como o cliente tem a vantagem de enviar um áudio ou fotos explicando o ocorrido, sua equipe vai mais preparada para atendê-lo, inclusive com um orçamento pronto.

Lembre-se de que, além da permissão do público, você precisa ter um smartphone sempre por perto para ser notificado e entrar em contato com os clientes. De nada adianta ressaltarmos a agilidade e a proximidade da comunicação pelo aplicativo se houver uma ausência grande em seu uso.

Perceba como o aproveitamento do WhatsApp na oficina mecânica é útil antes, durante e após a realização dos serviços. Essa abrangência é que justifica nossa afirmação de que o aplicativo, quando bem usado, melhora o relacionamento com o público e fideliza seus clientes.

Agora que você já tem uma boa ideia de como utilizar o WhatsApp na oficina mecânica, é bom conferir nosso texto para saber como atrair mais clientes para ela. Afinal, não fará muito sentido se relacionar com o público pelo aplicativo se não tiver clientes para isso.